São Luís é a 2ª capital que mais vacina no Brasil

A Prefeitura de São Luís é a segunda, dentre todas as capitais brasileiras, que mais aplica as doses de vacinas que recebe do governo federal.

A informação foi divulgada na noite de ontem (29) pelo prefeito Eduardo Braide (Podemos), e leva em consideração dados do Localiza SUS, atualizados até esta quinta-feira.

Em primeiro lugar está Maceió.

Segundo o levantamento, a capital maranhense aplicou até a data da pesquisa 92% das doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

“Parabéns a todas as nossas equipes e colaboradores. Vocês são 🔝!”, escreveu Braide nas redes sociais.

Veja o ranking completo.

1 – Maceio – 97%
2 – São Luís – 92%
3 – Campo Grande 90,3%
4 – Teresina – 89,8%
5 – Boa Vista – 89,4%
6 – Macapá – 87,2%
7 – Curitiba – 86,7%
8 – Aracaju – 85,2%
9 – Recife – 84,9%
10 – Vitória – 84,8%
11 – Fortaleza – 84,1%
12 – Salvador – 83,5%
13 – Belém – 83,5%
14 – Porto Velho – 83,2%
15 – Palmas – 82,6%
16 – Porto Alegre – 77,9%
17 – São Paulo – 76,3%
18 – Rio de Janeiro – 76%
19 – Belo Horizonte – 75,8%
20 – Cuiabá – 73,5%
21 – Manaus – 72,6%
22 – João Pessoa – 71,7%
23 – Natal – 68,6%
24 – Rio Branco – 67,6%
25 – Brasília – 62,8%
26 – Florianópolis – 61,4%
27 – Goiânia – 40%

PROJETO APOIADO POR OSMAR FILHO BENEFICIARÁ GESTANTES COM KIT ENXOVAL

A iniciativa apoia mulheres gestantes em vulnerabilidade financeira, que precisam se manter isoladas por causa da pandemia da covid-19

Com o dia das mães chegando e em meio à pandemia da covid-19 as gestantes e puérperas precisam de atenção especial para preservar a saúde e o bem-estar do bebê. Com isso, como forma de amenizar esse momento delicado, o movimento “Mulheres da Gente”, liderado pela advogada, Clara Gomes, esposa do vereador Osmar Filho (PDT), decidiu lançar a campanha solidária e arrecadar doações de insumos essenciais para as mães ludovicenses.

Vale destacar que o projeto conta com mais mulheres engajadas nessa causa, segundo informou a coordenadora.

“Nosso objetivo é que, unidas, possamos levar esperança e ajudar o maior número de pessoas possíveis”, destacou.

Durante os próximos dias o movimento irá recolher fraldas descartáveis, sabonetes infantis, pomadas para assaduras, fraldas de banho e boca, conjuntinhos de roupas, meias e luvas, entre outros itens.

O presidente da Câmara que em suas redes sociais está divulgando e chamando parceiros para o projeto, elogiou a iniciativa.

“Com o dia das mães chegando não há como não pensar nas inúmeras mães que podem estar sofrendo por não terem nem o básico pra cuidar dos seus bebês, por isso, uma ação como essa é de suma importância, principalmente neste período adverso que vivemos; e nosso mandato está unido em favor dessa causa nobre”, ressaltou o vereador.

Por ser uma alusão à data materna, as entregas serão feitas até o dia 7 de maio.

Os interessados em doar e os que precisam das doações dos kits; ou quiser informações sobre, precisam entrar em contato com o número: 98731-1894 (WhatsApp) e 99975-4506 (Ligação).

Sobre o “Mulheres da Gente”

O movimento Mulheres da Gente (M.G) existe há algum tempo e tem trabalhado concomitante com as ações do vereador Osmar Filho voltadas para o público feminino.

O grupo é encabeçado pela esposa do pedetista e demais mulheres que fazem parte dessa rede colaborativa.

Desde 2020, o M.G vem desenvolvendo palestras, capacitando mulheres e realizando ações sociais direcionadas exclusivamente para as mulheres da capital maranhense.

Mesmo sem o aval da ANVISA Flávio insiste na SPUTINIK V


O governo do Maranhão espera que até sexta-feira, 30, a Rússia encaminha à Anvisa os documentos que comprovariam a eficácia e a qualidade da vacina Sputnik V.

Caso não haja um retorno da Rússia ou uma resposta da Anvisa nesta data, o governo admite protocolar nova petição no STF requerendo reanálise do pedido de importação do imunizante.

O prazo foi confirmado pelo governador do Maranhão, Flávio Dino, em entrevista à TV Mirante. Segundo ele, é preciso ter pressa para que os estados do Norte e do Nordeste, que já contrataram mais de 60 milhões de doses da vacina, não percam a prioridade no recebimento de lotes.

GILBERTO LEDA

Primeiro IEMA Rural do Maranhão será implantando em Peritoró

Na manhã desta terça-feira (27) o prefeito de Peritoró, Dr. Júnior, esteve na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reunido com o secretário Felipe Camarão. Na ocasião foi anunciada para o município de Peritoró a aquisição de ônibus escolares e equipamentos de ar condicionado para as escolas da rede municipal, por meio de ofício encaminhado pelo vice-governador Carlos Brandão para a Seduc. Também estavam presentes o secretário adjunto de educação André Bello e o diretor do Detran-MA, Francisco Nagib.

“Um dia muito especial, pois é a véspera do Dia Mundial da Educação, e que participaremos da solenidade virtual de reinauguração do Centro de Ensino Engenheiro Roberto Cunha, em parceria com o prefeito Dr. Júnior. Reinaugurar a escola e seu ginásio poliesportivo, que servirá a rede estadual e rede municipal de Peritoró”, disse o secretário Felipe Camarão.

Primeiro IEMA Rural do Maranhão

Secretário e prefeito também anunciaram a implantação do primeiro pólo do IEMA Rural e os cursos do IEMA vocacional para Peritoró. “Estamos hoje aqui na SEDUC com o secretário Felipe Camarão para realizar mais parcerias em benefício da educação de Peritoró. Aquisição de novos ônibus, aparelhos de ar condicionado para as escolas e a implantação do primeiro IEMA Rural do Maranhão, que temos o orgulho de ser em Peritoró. Queremos agradecer ao secretário Felipe Camarã, ao vice-governador Carlos Brandão e ao governador Flávio Dino, por sempre nos receber tão bem e nos dar esperança e ferramentas para concretizar os sonhos de nossos estudantes e uma educação de qualidade”, concluiu o prefeito Dr. Júnior.

 

TRE cassa Prefeito de Presidente Médici Dr Caçula Coelho

O Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral julgou na tarde desta terça-feira (27) o Mandado de Segurança nº 0600525-47.2020.6.10.0000 no qual o prefeito do município de Presidente Médici Janilson dos Santos Coelho, o “Dr. Caçula Coelho” pedia o reconhecimento da sua filiação partidária negado pelo juiz da 80ª Zona Eleitoral, João Paulo de Souza Oliveira, sob alegação de que o então candidato a prefeito ultrapassou o tempo hábil para ingressar numa agremiação partidária.

De acordo com o procurador regional Eleitoral no Maranhão, Juraci Guimarães Júnior, ainda na pré-campanha, Dr, Caçula Coelho observou que seu nome não constava na lista oficial do Sistema de Filiação Partidária (FILIA) da Justiça Eleitoral. E, então, ingressou com uma ação própria na justiça pedindo o reconhecimento de filiação partidária [em lista especial].

O pedido do Dr. Caçula foi negado pelo juiz de 1º grau, porém, Dr. Cacuça recorreu ao TRE-MA e no dia 23 de setembro de 2020, ainda durante o calendário eleitoral, uma decisão liminar do Juiz Substituto José Afonso Bezerra de Lima – acolheu a filiação do candidato ao partido Republicano, isso, até o julgamento do mérito.

E nesta tarde, durante o julgamento do mérito, o MPE assegurou que filiação partidária é uma condição constitucional de elegibilidade, portanto, Caçula sequer poderia ter a candidatura deferida visto que não possuía inscrição em nenhum partido.

O Relator do processo no TRE-MA foi o juiz Cristiano Simas de Souza que votou pelo indeferimento do reconhecimento de filiação partidária do Dr. Caçula Coelho, logo, o tornando inelegível.

O voto do Relator foi acompanhado pela unanimidade dos membros da Corte Eleitoral maranhenses. De forma que o TRE-MA cassou o mandato do prefeito.

– Efeitos práticos 

Blog do Domingos Costa ainda não conseguiu apurar quais os efeitos práticos do resultado do julgamento no TRE-MA para saber como fica a situação política administrativa da prefeitura de Presidente Médici.

No caso, se o prefeito deixa o cargo para o presidente da Câmara assumir até ser marcada outra eleição ou Dr. Caçula recorre da decisão e continua no cargo até o TSE – Tribunal Superior Eleitoral julgar o caso.

Morre de Covid o radialista Carlos Henrique, o Galinho, da Rádio Educadora

Vítima do Covid, faleceu na noite desta terça-feira (27), o radialista Carlos Henrique Cavalcante, o Galinho, um dos ícones da radiofonia do Maranhão, que apresentava o  “Programa do Galinho.” na Rádio Educadora Rural do Maranhão desde o ano de 1966, data de fundação da emissora. Ele  estava internado há vários  dias em estado grave no Hospital do Servidor. Ele tinha 78 anos de idade.

Galinho se destacou na profissão pela potência da voz e pelo programa, direcionado para a comunidade camponesa. Era um dos  programas de maior longevidade no ar, de forma ininterrupta numa emissora de rádio no Brasil.  Com a morte de Galinho, desaparece um dos gigantes da comunicação do Maranhão. A rádio AM fica desfalcada de um grande profissional.

 

Empresas interessadas em operar no Centro de Lançamento de Alcântara serão apresentadas hoje

A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza nesta quarta-feira (28/04) às 17h00, na Ala 1 – Base Aérea de Brasília, a Cerimônia de Divulgação das Empresas Selecionadas para Operação no Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão.

O evento tem por objetivo apresentar ao público geral o resultado final do Chamamento Público lançado em 2020 para identificar empresas, nacionais e internacionais, que tenham interesse em realizar operações de lançamentos de veículos espaciais não militares, orbitais e suborbitais, a partir de Alcântara.

Está prevista a presença do Senhor Presidente da República, Jair Bolsonaro, do Senhor Ministro da Defesa, Walter Braga Netto e do Senhor Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, na solenidade.

A solenidade terá transmissão ao vivo pela EBC e também poderá ser acompanhada pelo canal oficial da Força Aérea Brasileira (FAB) no YouTube (https://youtu.be/Oq00RJjNv9se).

MIGUÊLOSO: Prefeito de Codó não paga fevereiro, março (abril terminando) aos médicos

Depois da pressão da imprensa na semana passada, envergonhado  se moveu e disse que acabou com o contrato com a ADM MÉDICA.

Além disso, pediu a documentação dos médicos e prometeu pagamento  direto pela Prefeitura (sem intermediação da empresa) para ontem, 26/04/21.

Continua fazendo seus colegas passarem fome.

Até  quando?

DO BLOG DO ACÉLIO TRINDADE

Dr. Júnior se reúne com secretário das cidades e consegue sistema de abastecimento

O prefeito de Peritoró, Dr. Júnior, esteve reunido em São Luís com o secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Márcio Jerry, e com o diretor do DETRAN-MA, Francisco Nagib. No encontro, além de tratar sobre outras demandas para Peritoró, o prefeito conseguiu um sistema de abastecimento de água para o povoado São Pedro.

Para o prefeito Dr. Júnior, a aquisição do sistema irá contemplar as famílias do povoado São Pedro com água de qualidade, colocando fim ao penoso sacrifício da população de carregar água por longas distâncias, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores.

 

NÃO É SONHO: Zé Doca começa a vacinação dos profissionais da educação a partir dos 30 anos

Em mais uma ação de enfrentamento ao Covid 19, a prefeitura de Zé Doca, por meio da secretaria de saúde, começou hoje a vacinação de todos que trabalham na educação na faixa etária de 30 anos, rede pública e privada.

O município se destaca em todo o estado do Maranhão devido ao avanço na imunização, resultado de um planejamento eficiente pois quanto mais se vacina, mais doses recebem.

Zé Doca já retornou às aulas na rede municipal, através do sistema de ensino híbrido para o fundamental maior.

A volta às aulas segue um rigoroso padrão de higienização levando em consideração todas as medidas sanitárias, a prefeita do município Josinha Cunha comemorou o avanço da imunização e está muito otimista com o trabalho de enfrentamento ao Novo Corona Vírus, que é prioridade absoluta em Zé Doca.