Assembleia Geral pode destituir Sérgio Frota da presidência do Sampaio Corrêa

Foto Reprodução

Está marcada para o próximo domingo, 7 de junho,uma Assembleia Geral que poderá resultar na destituição de Sérgio Frota da presidência do Sampaio Corrêa. O edital de convocação deverá ser publicado nesta terça-feira,02, de junho.

A reunião será realizada, às 9h, na sede social do Sindicato dos Servidores do Detran-MA, no bairro Turu, em São Luís.

No comando da Bolívia Querida desde 2007, Frota enfrenta um dos momentos mais turbulentos de sua gestão. O dirigente tem sido alvo de críticas de conselheiros, dirigentes e parte da torcida, em meio à crise administrativa e aos resultados negativos dentro de campo.

A movimentação ocorre após o vice-presidente jurídico do clube, Perez Paz, defender publicamente a saída de Frota da presidência, alegando desgaste institucional e perda de credibilidade da atual gestão.

Durante a assembleia, deve ser discutida a abertura de um processo administrativo para apurar supostas irregularidades na condução do clube. Caso o procedimento avance, a atual diretoria poderá ser afastada do comando do Sampaio Corrêa.

Reeleito recentemente para o quadriênio 2026-2029, Sérgio Frota vive agora a possibilidade de ter sua permanência interrompida por uma das maiores crises políticas da história recente do clube.

Ao lado da FIFA, Fufuca afirma papel de destaque do Brasil na Copa do Mundo Feminina 2027

Foto Reprodução

O ministro do Esporte, André Fufuca, marcou presença neste domingo (25), no Rio de Janeiro, durante a solenidade de lançamento oficial da marca da Copa do Mundo Feminina FIFA 2027, que será realizada no Brasil. O evento foi comandado pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, e reuniu autoridades, atletas e personalidades do futebol nacional.

Durante a cerimônia, Fufuca destacou o compromisso do país em fazer do Mundial um marco para o futebol feminino e para o esporte brasileiro. Segundo o ministro, a realização da competição no Brasil representa uma oportunidade histórica de fortalecer a modalidade, ampliar investimentos e inspirar novas gerações de meninas atletas.

“Nosso compromisso é entregar a melhor Copa do Mundo Feminina da história. O Brasil está preparado para receber o mundo e mostrar sua paixão pelo futebol”, afirmou.

A nova identidade visual da competição traz elementos que valorizam a cultura brasileira e reforçam o protagonismo das mulheres no esporte. A Copa do Mundo Feminina 2027 será a primeira realizada no Brasil e na América do Sul, consolidando o país como referência na realização de grandes eventos esportivos.

FIFA adverte CBF e vê risco de sanções ao Brasil por intervenção na FMF

Gianni Infantino, presidente da Fifa

A FIFA acendeu um alerta vermelho para o futebol brasileiro. Em documento encaminhado à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a entidade máxima do esporte advertiu que intervenções judiciais em federações estaduais podem levar à aplicação de sanções severas, inclusive a suspensão do Brasil de competições internacionais.

A Federação Maranhense de Futebol (FMF) é citada diretamente no comunicado, que ressalta que decisões do Poder Judiciário que afetem a autonomia das entidades esportivas violam normas internacionais da FIFA. O aviso foi assinado por Elkhan Mammadov, diretor executivo da entidade, e enviado na segunda-feira (22).

Segundo a FIFA, mesmo quando a interferência não parte da própria CBF, o simples descumprimento dos estatutos internacionais já é suficiente para punições. A regra é clara: federações devem gerir seus assuntos de forma independente, sem ingerência externa — inclusive judicial.

Diante do risco de sanções, a CBF acionou a Justiça do Maranhão e pediu a realização imediata de uma audiência de conciliação, conforme decisão cautelar do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo é construir um cronograma para encerrar a intervenção na FMF dentro dos parâmetros exigidos pela FIFA.

O pedido foi protocolado pelo deputado estadual Yglésio Moyses, ex-presidente do Moto Club, em conjunto com a CBF, ao juiz Douglas de Melo Martins, responsável pelo caso na Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís.

A confederação também manifesta preocupação com a temporada de 2026. Para a CBF, a atual administração provisória da FMF, comandada por Susan Lucena, não possui vínculo com o sistema do futebol nem experiência na área esportiva, o que pode comprometer decisões estratégicas fundamentais, como patrocínios, direitos de transmissão, organização do campeonato estadual e interlocução técnica com a própria CBF.

O risco mais grave, segundo a entidade, é o não reconhecimento oficial do Campeonato Maranhense de 2026, caso regulamentos e prazos não sejam cumpridos. Isso poderia impedir clubes do estado de disputar competições nacionais como Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D.

No alerta, a FIFA ainda menciona situações semelhantes envolvendo outras federações, como a do Piauí, indicando um quadro de instabilidade institucional no futebol brasileiro. Em caso de suspensão, clubes e seleções ficariam proibidos de participar de torneios internacionais em todas as categorias.

A intervenção na FMF teve origem em uma ação do Ministério Público do Maranhão, que apontou indícios de irregularidades administrativas, falta de transparência e vícios em assembleias. Em agosto, a Justiça determinou o afastamento de 17 dirigentes, incluindo o então presidente Antônio Américo, e nomeou Susan Lucena como administradora provisória.

Ao analisar o caso no STF, Flávio Dino reconheceu a gravidade das denúncias, mas ressaltou que a intervenção deve ser excepcional e limitada, preservando a autonomia do sistema desportivo. Por isso, manteve os afastamentos, restringiu os poderes da administradora à gestão ordinária e determinou a realização de uma audiência de conciliação até março de 2026.

Sem Neymar: veja lista de convocados de Ancelotti para as Eliminatórias da Copa

Carlo Ancelotti

Carlo Ancelotti realizou nesta segunda-feira (25) a segunda convocação da seleção brasileira para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo. O Brasil enfrentará o Chile no Maracanã, em 4 de setembro, e encerra a fase de classificação contra a Bolívia, em 9 de setembro, fora de casa.

A lista trouxe nove novidades: Caio Henrique, Douglas Santos, Fabrício Bruno, Gabriel Magalhães, Joelinton, Paquetá, João Pedro, Kaio Jorge e Luiz Henrique. O atacante Kaio Jorge, do Cruzeiro, é o único jogador a estrear na seleção. Neymar não foi convocado.

Veja a lista de convocados para a Seleção:

GOLEIROS

  • Alisson (Liverpool)
  • Bento (Al-Nassr)
  • Hugo Souza (Corinthians)

DEFENSORES

  • Alexsandro Ribeiro (Lille)
  • Alex Sandro (Flamengo)
  • Caio Henrique (Monaco)
  • Douglas Santos (Zenit)
  • Fabricio Bruno (Cruzeiro)
  • Gabriel Magalhães (Arsenal)
  • Marquinhos (PSG)
  • Vanderson (Monaco)
  • Wesley (Roma)

MEIO-CAMPISTAS

  • Andrey Santos (Chelsea)
  • Bruno Guimarães (Newcastle)
  • Casemiro (Manchester United)
  • Joelinton (Newcastle)
  • Lucas Paquetá (West Ham)

ATACANTES

  • Estêvão (Chelsea)
  • Gabriel Martinelli (Arsenal)
  • João Pedro (Chelsea)
  • Kaio Jorge (Cruzeiro)
  • Luiz Henrique (Zenit)
  • Matheus Cunha (Manchester United)
  • Raphinha (Barcelona)
  • Richarlison (Tottenham)

Convocados da Seleção: veja a primeira lista de Carlo Ancelotti

Foto Reprodução

O técnico Carlo Ancelotti fez nesta segunda-feira sua primeira convocação na seleção brasileira. A lista conta com cinco jogadores do Flamengo e não tem a presença de Neymar, que não veste a amarelinha desde outubro de 2023.

Os atletas escolhidos pelo italiano vão defender o Brasil nas próximas partidas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, contra Equador (dia 5 de junho, em Guaiaquil) e Paraguai (dia 10, em São Paulo).

Veja a lista de convocados para a seleção brasileira:

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr), Hugo Souza (Corinthians);
  • Defensores: Alex Sandro (Flamengo), Alexsandro (Lille), Beraldo (PSG), Carlos Augusto (Inter de Milão), Danilo (Flamengo), Léo Ortiz (Flamengo), Marquinhos (PSG), Vanderson (Monaco), Wesley (Flamengo);
  • Meio-campistas: Andreas Pereira (Fulham), Andrey Santos (Strasbourg), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Ederson (Atalanta), Gerson (Flamengo);
  • Atacantes: Antony (Betis), Estêvão (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Vini Júnior (Real Madrid).

Globo Esporte 

Fernando Sarney volta à carga contra Ednaldo Rodrigues e pede nova eleição na CBF

Fernando Sarney

O vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Fernando Sarney, acionou novamente a Justiça, agora com um pedido ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), solicitando o afastamento imediato de Ednaldo Rodrigues da presidência e a convocação de novas eleições.

Na nova ação, Sarney requer a concessão de tutela de urgência para suspender os efeitos do acordo que reconduziu Ednaldo ao comando da CBF no fim de 2023. Segundo ele, o processo estaria eivado de irregularidades e, portanto, não poderia produzir efeitos jurídicos válidos. Caso o pedido seja aceito, o próprio Sarney assumiria a responsabilidade por convocar uma nova eleição para os cargos diretivos da confederação.

Essa não é a primeira investida do dirigente contra Ednaldo. Em janeiro, Fernando Sarney já havia recorrido ao Supremo Tribunal Federal (STF) com um pedido semelhante, mas teve a solicitação rejeitada pelo ministro Gilmar Mendes. Ainda assim, o embate jurídico ganhou força após surgirem suspeitas de falsificação da assinatura do ex-presidente Antônio Carlos Nunes de Lima no acordo que garantiu a permanência de Ednaldo no cargo.

Gilmar determinou, inclusive, que o TJ-RJ apurasse o caso. O tribunal havia marcado para esta segunda-feira uma oitiva com o próprio Antônio Carlos Nunes, para verificar suas condições físicas e cognitivas e esclarecer os indícios de fraude. No entanto, a audiência foi cancelada por motivos de saúde do ex-dirigente.

Além de Fernando Sarney, a deputada federal Daniela Carneiro (União-RJ) também levou os indícios de falsificação ao STF, reforçando as pressões sobre a atual gestão da CBF.

Após sucesso de público, Flamengo pode encarar o Santos no Castelão

Foto/Reprodução

Após o sucesso estrondoso do confronto entre Flamengo e Botafogo-PB pela Copa do Brasil, São Luís pode se preparar para receber mais um grande espetáculo do futebol nacional. Um dos empresários responsáveis por trazer o jogo ao Maranhão confirmou que está em andamento a negociação para realizar, no Estádio Castelão, o embate entre Santos e Flamengo, válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 16 de julho.

O Santos, que já vendeu dois mandos de campo do Brasileirão de 2025 por R$ 1 milhão cada, ainda não teve esses mandos exercidos pelos compradores. Contudo, as conversas com os organizadores locais estão avançadas, e a ideia é repetir o êxito da última partida que levou mais de 35 mil torcedores ao Castelão, registrando arrecadação superior a R$ 4,5 milhões — um marco para o futebol nordestino.

O possível confronto em São Luís pode ganhar um atrativo especial: a presença de Neymar. O craque, que se recupera de lesão, pode estar apto a retornar aos gramados até a data da partida. Se confirmado, será a primeira vez que Neymar jogará no estádio Castelão da capital maranhense, o que promete atrair atenção nacional e internacional, além de consolidar o estado como palco de grandes eventos esportivos.

A oficialização do duelo ainda depende de ajustes logísticos e autorização da CBF e dos clubes envolvidos. No entanto, a expectativa é otimista diante do sucesso recente e da mobilização popular para transformar São Luís em uma nova vitrine do futebol brasileiro.

Flamengo estreia hoje na Copa do Brasil e é recebido com festa histórica em São Luís

Foto Reprodução

O Flamengo entra em campo nesta quinta-feira (1º) pela estreia na Copa do Brasil 2025. O adversário será o Botafogo-PB, em partida válida pela terceira fase do torneio, marcada para as 20h, no Estádio Castelão, em São Luís.

Mas antes mesmo da bola rolar, o clima já é de final na capital maranhense. A chegada da delegação rubro-negra à cidade, por volta de 1h da madrugada, foi marcada por uma recepção histórica. Milhares de torcedores tomaram as ruas para recepcionar o time com bandeiras, sinalizadores, cantos e carreatas.

O trajeto entre o aeroporto e o hotel Luzeiros, onde a equipe está hospedada, virou uma grande celebração. Carros e motos acompanharam o ônibus da delegação, enquanto a entrada do hotel foi tomada por uma multidão eufórica. Jogadores e comissão técnica se surpreenderam com o tamanho da mobilização.

A cidade amanheceu em clima de festa, e a expectativa é de um Castelão lotado para o duelo desta noite. Atual campeão da competição, o Flamengo começa sua jornada na terceira fase, enquanto o Botafogo-PB chega após eliminar Portuguesa-SP e Concórdia nas fases anteriores.

A partida terá transmissão ao vivo pela plataforma Prime Video.

Flamengo divulga relacionados para estreia na Copa do Brasil nesta quinta (1°) no Castelão 

O Flamengo divulgou a lista de jogadores relacionados para a partida desta quinta-feira (1º), contra o Botafogo-PB, pela terceira fase da Copa do Brasil. O confronto acontecerá no Estádio Castelão, em São Luís (MA), com início às 20h (horário de Brasília).

Confira abaixo os jogadores relacionados pelo Flamengo para o jogo desta quinta:

Foto Reprodução

Promoção relâmpago reduz ingressos para Botafogo-PB x Flamengo com apoio da Mr Pay

Foto Reprodução

A partida entre Botafogo-PB e Flamengo, válida pela terceira fase da Copa do Brasil e marcada para esta quinta-feira (1º), no Estádio Castelão, em São Luís, contará com patrocínio da empresa Mr Pay Brasil, que passou a apoiar financeiramente o evento.

Com a nova parceria, foi lançada a promoção relâmpago “24H de Casadinha do Trabalhador”, que oferece dois ingressos com desconto especial. A ação é válida até esta terça-feira (30) e tem como objetivo facilitar o acesso do público ao jogo.

Os ingressos promocionais estão disponíveis no site e aplicativo da Bilheteria Digital, nas bilheterias do Castelão e do Estádio Nhozinho Santos (das 8h às 19h), além das lojas Hockey (Península) e Degraus (nos shoppings Ilha, Pátio Norte, Rio Anil, São Luís e na Rua Grande).