Está marcada para o próximo domingo, 7 de junho,uma Assembleia Geral que poderá resultar na destituição de Sérgio Frota da presidência do Sampaio Corrêa. O edital de convocação deverá ser publicado nesta terça-feira,02, de junho.
A reunião será realizada, às 9h, na sede social do Sindicato dos Servidores do Detran-MA, no bairro Turu, em São Luís.
No comando da Bolívia Querida desde 2007, Frota enfrenta um dos momentos mais turbulentos de sua gestão. O dirigente tem sido alvo de críticas de conselheiros, dirigentes e parte da torcida, em meio à crise administrativa e aos resultados negativos dentro de campo.
A movimentação ocorre após o vice-presidente jurídico do clube, Perez Paz, defender publicamente a saída de Frota da presidência, alegando desgaste institucional e perda de credibilidade da atual gestão.
Durante a assembleia, deve ser discutida a abertura de um processo administrativo para apurar supostas irregularidades na condução do clube. Caso o procedimento avance, a atual diretoria poderá ser afastada do comando do Sampaio Corrêa.
Reeleito recentemente para o quadriênio 2026-2029, Sérgio Frota vive agora a possibilidade de ter sua permanência interrompida por uma das maiores crises políticas da história recente do clube.
O ministro do Esporte, André Fufuca, marcou presença neste domingo (25), no Rio de Janeiro, durante a solenidade de lançamento oficial da marca da Copa do Mundo Feminina FIFA 2027, que será realizada no Brasil. O evento foi comandado pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, e reuniu autoridades, atletas e personalidades do futebol nacional.
Durante a cerimônia, Fufuca destacou o compromisso do país em fazer do Mundial um marco para o futebol feminino e para o esporte brasileiro. Segundo o ministro, a realização da competição no Brasil representa uma oportunidade histórica de fortalecer a modalidade, ampliar investimentos e inspirar novas gerações de meninas atletas.
“Nosso compromisso é entregar a melhor Copa do Mundo Feminina da história. O Brasil está preparado para receber o mundo e mostrar sua paixão pelo futebol”, afirmou.
A nova identidade visual da competição traz elementos que valorizam a cultura brasileira e reforçam o protagonismo das mulheres no esporte. A Copa do Mundo Feminina 2027 será a primeira realizada no Brasil e na América do Sul, consolidando o país como referência na realização de grandes eventos esportivos.
A FIFA acendeu um alerta vermelho para o futebol brasileiro. Em documento encaminhado à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a entidade máxima do esporte advertiu que intervenções judiciais em federações estaduais podem levar à aplicação de sanções severas, inclusive a suspensão do Brasil de competições internacionais.
A Federação Maranhense de Futebol (FMF) é citada diretamente no comunicado, que ressalta que decisões do Poder Judiciário que afetem a autonomia das entidades esportivas violam normas internacionais da FIFA. O aviso foi assinado por Elkhan Mammadov, diretor executivo da entidade, e enviado na segunda-feira (22).
Segundo a FIFA, mesmo quando a interferência não parte da própria CBF, o simples descumprimento dos estatutos internacionais já é suficiente para punições. A regra é clara: federações devem gerir seus assuntos de forma independente, sem ingerência externa — inclusive judicial.
Diante do risco de sanções, a CBF acionou a Justiça do Maranhão e pediu a realização imediata de uma audiência de conciliação, conforme decisão cautelar do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo é construir um cronograma para encerrar a intervenção na FMF dentro dos parâmetros exigidos pela FIFA.
O pedido foi protocolado pelo deputado estadual Yglésio Moyses, ex-presidente do Moto Club, em conjunto com a CBF, ao juiz Douglas de Melo Martins, responsável pelo caso na Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís.
A confederação também manifesta preocupação com a temporada de 2026. Para a CBF, a atual administração provisória da FMF, comandada por Susan Lucena, não possui vínculo com o sistema do futebol nem experiência na área esportiva, o que pode comprometer decisões estratégicas fundamentais, como patrocínios, direitos de transmissão, organização do campeonato estadual e interlocução técnica com a própria CBF.
O risco mais grave, segundo a entidade, é o não reconhecimento oficial do Campeonato Maranhense de 2026, caso regulamentos e prazos não sejam cumpridos. Isso poderia impedir clubes do estado de disputar competições nacionais como Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D.
No alerta, a FIFA ainda menciona situações semelhantes envolvendo outras federações, como a do Piauí, indicando um quadro de instabilidade institucional no futebol brasileiro. Em caso de suspensão, clubes e seleções ficariam proibidos de participar de torneios internacionais em todas as categorias.
A intervenção na FMF teve origem em uma ação do Ministério Público do Maranhão, que apontou indícios de irregularidades administrativas, falta de transparência e vícios em assembleias. Em agosto, a Justiça determinou o afastamento de 17 dirigentes, incluindo o então presidente Antônio Américo, e nomeou Susan Lucena como administradora provisória.
Ao analisar o caso no STF, Flávio Dino reconheceu a gravidade das denúncias, mas ressaltou que a intervenção deve ser excepcional e limitada, preservando a autonomia do sistema desportivo. Por isso, manteve os afastamentos, restringiu os poderes da administradora à gestão ordinária e determinou a realização de uma audiência de conciliação até março de 2026.
Carlo Ancelotti realizou nesta segunda-feira (25) a segunda convocação da seleção brasileira para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo. O Brasil enfrentará o Chile no Maracanã, em 4 de setembro, e encerra a fase de classificação contra a Bolívia, em 9 de setembro, fora de casa.
A lista trouxe nove novidades: Caio Henrique, Douglas Santos, Fabrício Bruno, Gabriel Magalhães, Joelinton, Paquetá, João Pedro, Kaio Jorge e Luiz Henrique. O atacante Kaio Jorge, do Cruzeiro, é o único jogador a estrear na seleção. Neymar não foi convocado.
O técnico Carlo Ancelotti fez nesta segunda-feira sua primeira convocação na seleção brasileira. A lista conta com cinco jogadores do Flamengo e não tem a presença de Neymar, que não veste a amarelinha desde outubro de 2023.
Os atletas escolhidos pelo italiano vão defender o Brasil nas próximas partidas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, contra Equador (dia 5 de junho, em Guaiaquil) e Paraguai (dia 10, em São Paulo).
Veja a lista de convocados para a seleção brasileira:
Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr), Hugo Souza (Corinthians);
Defensores: Alex Sandro (Flamengo), Alexsandro (Lille), Beraldo (PSG), Carlos Augusto (Inter de Milão), Danilo (Flamengo), Léo Ortiz (Flamengo), Marquinhos (PSG), Vanderson (Monaco), Wesley (Flamengo);
Meio-campistas: Andreas Pereira (Fulham), Andrey Santos (Strasbourg), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Ederson (Atalanta), Gerson (Flamengo);
Atacantes: Antony (Betis), Estêvão (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Vini Júnior (Real Madrid).
O vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Fernando Sarney, acionou novamente a Justiça, agora com um pedido ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), solicitando o afastamento imediato de Ednaldo Rodrigues da presidência e a convocação de novas eleições.
Na nova ação, Sarney requer a concessão de tutela de urgência para suspender os efeitos do acordo que reconduziu Ednaldo ao comando da CBF no fim de 2023. Segundo ele, o processo estaria eivado de irregularidades e, portanto, não poderia produzir efeitos jurídicos válidos. Caso o pedido seja aceito, o próprio Sarney assumiria a responsabilidade por convocar uma nova eleição para os cargos diretivos da confederação.
Essa não é a primeira investida do dirigente contra Ednaldo. Em janeiro, Fernando Sarney já havia recorrido ao Supremo Tribunal Federal (STF) com um pedido semelhante, mas teve a solicitação rejeitada pelo ministro Gilmar Mendes. Ainda assim, o embate jurídico ganhou força após surgirem suspeitas de falsificação da assinatura do ex-presidente Antônio Carlos Nunes de Lima no acordo que garantiu a permanência de Ednaldo no cargo.
Gilmar determinou, inclusive, que o TJ-RJ apurasse o caso. O tribunal havia marcado para esta segunda-feira uma oitiva com o próprio Antônio Carlos Nunes, para verificar suas condições físicas e cognitivas e esclarecer os indícios de fraude. No entanto, a audiência foi cancelada por motivos de saúde do ex-dirigente.
Além de Fernando Sarney, a deputada federal Daniela Carneiro (União-RJ) também levou os indícios de falsificação ao STF, reforçando as pressões sobre a atual gestão da CBF.
Após o sucesso estrondoso do confronto entre Flamengo e Botafogo-PB pela Copa do Brasil, São Luís pode se preparar para receber mais um grande espetáculo do futebol nacional. Um dos empresários responsáveis por trazer o jogo ao Maranhão confirmou que está em andamento a negociação para realizar, no Estádio Castelão, o embate entre Santos e Flamengo, válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 16 de julho.
O Santos, que já vendeu dois mandos de campo do Brasileirão de 2025 por R$ 1 milhão cada, ainda não teve esses mandos exercidos pelos compradores. Contudo, as conversas com os organizadores locais estão avançadas, e a ideia é repetir o êxito da última partida que levou mais de 35 mil torcedores ao Castelão, registrando arrecadação superior a R$ 4,5 milhões — um marco para o futebol nordestino.
O possível confronto em São Luís pode ganhar um atrativo especial: a presença de Neymar. O craque, que se recupera de lesão, pode estar apto a retornar aos gramados até a data da partida. Se confirmado, será a primeira vez que Neymar jogará no estádio Castelão da capital maranhense, o que promete atrair atenção nacional e internacional, além de consolidar o estado como palco de grandes eventos esportivos.
A oficialização do duelo ainda depende de ajustes logísticos e autorização da CBF e dos clubes envolvidos. No entanto, a expectativa é otimista diante do sucesso recente e da mobilização popular para transformar São Luís em uma nova vitrine do futebol brasileiro.
O Flamengo entra em campo nesta quinta-feira (1º) pela estreia na Copa do Brasil 2025. O adversário será o Botafogo-PB, em partida válida pela terceira fase do torneio, marcada para as 20h, no Estádio Castelão, em São Luís.
Mas antes mesmo da bola rolar, o clima já é de final na capital maranhense. A chegada da delegação rubro-negra à cidade, por volta de 1h da madrugada, foi marcada por uma recepção histórica. Milhares de torcedores tomaram as ruas para recepcionar o time com bandeiras, sinalizadores, cantos e carreatas.
O trajeto entre o aeroporto e o hotel Luzeiros, onde a equipe está hospedada, virou uma grande celebração. Carros e motos acompanharam o ônibus da delegação, enquanto a entrada do hotel foi tomada por uma multidão eufórica. Jogadores e comissão técnica se surpreenderam com o tamanho da mobilização.
A cidade amanheceu em clima de festa, e a expectativa é de um Castelão lotado para o duelo desta noite. Atual campeão da competição, o Flamengo começa sua jornada na terceira fase, enquanto o Botafogo-PB chega após eliminar Portuguesa-SP e Concórdia nas fases anteriores.
A partida terá transmissão ao vivo pela plataforma Prime Video.
O Flamengo divulgou a lista de jogadores relacionados para a partida desta quinta-feira (1º), contra o Botafogo-PB, pela terceira fase da Copa do Brasil. O confronto acontecerá no Estádio Castelão, em São Luís (MA), com início às 20h (horário de Brasília).
Confira abaixo os jogadores relacionados pelo Flamengo para o jogo desta quinta:
A partida entre Botafogo-PB e Flamengo, válida pela terceira fase da Copa do Brasil e marcada para esta quinta-feira (1º), no Estádio Castelão, em São Luís, contará com patrocínio da empresa Mr Pay Brasil, que passou a apoiar financeiramente o evento.
Com a nova parceria, foi lançada a promoção relâmpago “24H de Casadinha do Trabalhador”, que oferece dois ingressos com desconto especial. A ação é válida até esta terça-feira (30) e tem como objetivo facilitar o acesso do público ao jogo.
Os ingressos promocionais estão disponíveis no site e aplicativo da Bilheteria Digital, nas bilheterias do Castelão e do Estádio Nhozinho Santos (das 8h às 19h), além das lojas Hockey (Península) e Degraus (nos shoppings Ilha, Pátio Norte, Rio Anil, São Luís e na Rua Grande).