MEC lança Sisu+ para ampliar ocupação de vagas no ensino superior público

Foto Reprodução

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira (21) o lançamento do Sisu+, nova etapa complementar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) voltada ao preenchimento de vagas remanescentes em instituições públicas de ensino superior no segundo semestre de 2026.

A medida inédita busca ampliar o acesso ao ensino superior e reduzir a quantidade de vagas ociosas em universidades federais, estaduais e institutos federais que aderiram ao processo regular do Sisu 2026.

De acordo com o MEC, o Sisu+ não será um novo vestibular ou processo seletivo independente. A iniciativa funcionará como uma extensão do Sisu tradicional, entrando em operação após o encerramento das chamadas da lista de espera e dos processos seletivos próprios das instituições participantes.

Para participar, os candidatos deverão ter realizado pelo menos uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2023 e 2025 e também ter participado da etapa regular do Sisu 2026.

As inscrições estarão abertas entre os dias 15 e 19 de junho, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O acesso será feito por meio da conta Gov.br, utilizada pelos participantes do Enem.

Durante a inscrição, o estudante poderá escolher até duas opções de curso e consultar informações como instituição, campus, turno, modalidade de concorrência e ações afirmativas disponíveis.

O cronograma prevê a divulgação da chamada regular única em 24 de junho. Já o período para manifestação de interesse na lista de espera ocorrerá entre 24 e 26 de junho.

As matrículas dos aprovados na chamada regular terão início em 25 de junho, conforme o calendário definido por cada instituição. Para os convocados pela lista de espera, as matrículas começam a partir de 1º de julho.

Segundo o MEC, o novo sistema deve trazer mais agilidade para o preenchimento de vagas em cursos com alta taxa de desistência, evitando a necessidade de sucessivas convocações manuais realizadas pelas universidades.

A pasta também destaca que o Sisu+ poderá reduzir custos administrativos das instituições públicas, especialmente daquelas que realizam vestibulares próprios para preencher vagas do segundo semestre.

Cursos historicamente com maior sobra de vagas, como licenciaturas, engenharias e outras áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento do país, poderão ser beneficiados pela centralização das oportunidades em uma única plataforma nacional.

Com a criação do Sisu+, o governo federal aposta em um processo mais padronizado e eficiente, facilitando tanto a gestão das vagas pelas instituições quanto o acesso às informações pelos estudantes de todo o país.

Instituto JK é a banca escolhida para o concurso público de São José de Ribamar

Foto Reprodução

Foi publicada no Diário Oficial da última quinta-feira, dia 22, a definição da banca organizadora do aguardado concurso público do município de São José de Ribamar. A organização do certame ficará sob responsabilidade do Instituto Social da Cidadania Juscelino Kubitschek  (Instituto JK).

O Instituto JK é uma banca conceituada no Maranhão, com vasta experiência na realização de concursos públicos e seleções em diversos municípios do estado, sempre pautada pela seriedade, transparência e organização. Ao longo de sua trajetória, a instituição acumula um histórico positivo, com concursos realizados sem registros de intercorrências, o que reforça sua credibilidade e respeito junto a gestores públicos e candidatos.

Além da atuação consolidada em território maranhense, o Instituto JK também vem expandindo seus trabalhos para outros estados. Atualmente, a banca é responsável pela organização do concurso público de Águas Lindas de Goiás, município com cerca de 400 mil habitantes, considerado o quarto maior do estado de Goiás, demonstrando sua capacidade técnica para conduzir seleções de grande porte.

Outro destaque no calendário da instituição é o concurso do município de Rosário (MA), que será realizado no próximo dia 1º, reafirmando o compromisso do Instituto JK com processos seletivos bem planejados e executados.

Com a publicação oficial da banca no Diário Oficial, cresce a expectativa pela divulgação do edital do concurso de São José de Ribamar.

Brandão lança programa “Meu Transporte Escolar Grátis” com crédito mensal de R$ 75

Governador Carlos Brandão

O governador Carlos Brandão anunciou um novo benefício voltado aos estudantes da rede estadual: o programa “Meu Transporte Escolar Grátis”, que garante R$ 75 por mês no cartão de transporte para alunos do ensino médio da Grande Ilha e do município de Imperatriz. O objetivo é assegurar que nenhum estudante deixe de frequentar as aulas por falta de condições de deslocamento.

O compromisso do governo visa ampliar políticas de acesso à educação. Segundo Brandão, o benefício já está garantido e será pago mensalmente para facilitar o trajeto de ida e volta à escola.

Para os demais municípios do Maranhão, onde a realidade do transporte escolar é diferente, o governo informou que está reforçando as frotas e as rotas de transporte escolar, garantindo que alunos da rede estadual tenham o deslocamento assegurado até as unidades de ensino.

“Educação de verdade não deixa ninguém para trás”, destacou o governador ao lançar o programa, que se soma a outras iniciativas voltadas para permanência e qualidade da educação básica no estado.

Deputado cobra investigação sobre uso do Fundeb após flagrar escola de taipa em Timbiras

Foto Reprodução

Em 2025, alunos da UEB Gonçalves Dias, no povoado Curumatá, em Timbiras (MA), ainda frequentam uma escola de taipa, sem condições mínimas de estrutura e dignidade. A situação foi denunciada após fiscalização realizada no local, pelo deputadao estadual Wellington do Curso, que confirmou o descaso com a educação municipal.

O caso chama atenção diante dos valores recebidos pela Prefeitura de Timbiras: foram R$ 45 milhões em 2024 e a previsão é de mais R$ 57 milhões em 2025, recursos oriundos do Fundeb, que deveriam ser destinados à melhoria da rede de ensino.

Durante a visita, moradores também relataram outras possíveis irregularidades, como problemas no abastecimento de água, suspeitas de fraude na previdência, excesso de contratos políticos na folha de pagamento e contratos milionários no transporte escolar.

A denúncia aponta ainda uma contradição: dados do Ministério da Educação indicam que a escola está em funcionamento “sem restrição de atendimento”, apesar da realidade precária encontrada.

Diante da situação, foram cobrados esclarecimentos da prefeitura e anunciadas medidas junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público Estadual e Federal. O objetivo é investigar a aplicação dos recursos e a responsabilidade da gestão municipal.

A atuação de fiscalização também contou com o apoio do vereador Marcelo Pires. A expectativa é que a Câmara Municipal se manifeste oficialmente sobre as denúncias e apresente quais providências pretende adotar.

Transporte escolar em São Luís é alvo de investigação do MPMA por condições precárias

Foto Ilustração

O inquérito civil  investiga a situação do transporte escolar que atende a UEB Meus Amiguinhos, localizada no bairro Quebra Pote, em São Luís. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (26), por meio da Portaria nº 10015/2025.

A medida foi motivada por denúncias encaminhadas à Ouvidoria do MPMA, que apontavam graves irregularidades no ônibus escolar utilizado pelos alunos da unidade. Entre os problemas relatados estão pneus carecas, sujeira, mofo e a ausência de afivelamento dos cintos de segurança pelo monitor.

O inquérito, conduzido pelo promotor de Justiça Albert Lages Mendes, vai investigar possíveis irregularidades da Prefeitura de São Luís e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) na oferta do transporte escolar. O objetivo é apurar se a gestão municipal tem assegurado, de fato, condições mínimas de segurança e dignidade aos estudantes.

Além disso, será realizada uma reunião administrativa entre o MPMA e representantes da SEMED para discutir medidas a serem implementadas na UEB Meus Amiguinhos, incluindo a ampliação da unidade escolar, conforme apontado no inquérito.

Brandão detalha Educação de Verdade, com foco em alimentação, transporte e tecnologia

Foto Reprodução

A implantação do programa estadual Educação de Verdade foi o tema central da entrevista concedida nesta segunda-feira (18) pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão, a telejornal da TV Mirante, afiliada à TV Globo. Ao vivo, nos estúdios da emissora, em São Luís, foram detalhados os eixos da ação estadual.

Macroprograma coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Educação de Verdade tem como eixos as ações “Refeição de Verdade, para Mentes Brilhantes”, “Transporte de Verdade” e a distribuição de tablets para os 247.180 alunos, além da entrega de notebooks a todos os professores da rede pública estadual de ensino.

Aos jornalistas Clóvis Cabalau e Vanessa Fonseca, Brandão explicou que o eixo “Refeição de Verdade, para Mentes Brilhantes” é voltado para garantir segurança alimentar nas escolas, com a oferta de alimentação de qualidade para todos os estudantes da rede pública estadual.

A iniciativa fortalece o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e vai ofertar alimentação balanceada durante os 200 dias letivos. Estudantes do turno matutino receberão lanche e almoço; no turno vespertino serão servidos almoço e lanche; já os alunos do turno noturno receberão janta.

A iniciativa contempla alunos das escolas da educação básica da rede pública estadual, das modalidades Atendimento Educacional Especializado (AEE), Educação de Jovens e Adultos (EJA), fundamental, médio, quilombola e anexos. Brandão destacou que o programa prevê cerca de R$ 150 milhões em investimento do tesouro estadual para aplicação da estratégia.

O governador acredita que a alimentação de qualidade nutricional tem impacto direto na aprendizagem e faz diferença na vida de estudantes em situação de insegurança alimentar. Brandão frisou que além de almoço, jantar e lanche “reforçados”, o programa vai garantir cestas básicas nos períodos de férias.

“Vamos acabar com o suco com bolacha. Isso garante as refeições para que eles possam ter uma boa nutrição e um bom aprendizado. Além disso, nós vamos dar para cada aluno, no período de férias, uma cesta básica. Para que ele possa levar para a sua casa, já que ele não vai ter a refeição [na escola]. Para que eles possam ter também uma alimentação em casa”, detalhou Brandão.

Transporte de Verdade

Na entrevista, Carlos Brandão também deu detalhes do eixo ”Transporte de Verdade”, ação que vai ampliar os repasses para garantir o translado dos estudantes de casa para a escola em todos os municípios maranhenses.

De acordo com o governador, os municípios maranhenses recebem, ao todo, R$ 12 milhões em repasses federais para transporte escolar nas cidades. Brandão afirmou que o “Transporte de Verdade” vai aplicar cerca de R$ 60 milhões, de recursos do Governo do Estado, para garantir maior efetividade do transporte escolar nos municípios.

“Vamos chegar a cerca de R$ 80 milhões com repasse federal, mais os recursos estaduais, para garantir um transporte de verdade e reduzir a evasão escolar. Com esse recurso, o prefeito faz a licitação, contrata a van, contrata o ônibus. Ele pode transportar não só o aluno do ensino médio, mas também o aluno do ensino fundamental”, frisou.

Para apoiar a gestão administrativa das escolas, Carlos Brandão também anunciou durante a entrevista que a gestão estadual também destinará um veículo em reforço ao trabalho das secretarias municipais de Educação.

“Nós vamos doar um veículo para cada Secretaria Municipal de Educação, destinado ao apoio da gestão municipal”, afirmou Brandão.

Conectividade: distribuição de tablets e Chromebooks

Carlos Brandão também falou durante a entrevista sobre o terceiro eixo de atuação do programa Educação de Verdade: a ampliação da conectividade nas escolas, com a aquisição e entrega de tablets e notebooks para todos os alunos e professores, uma iniciativa inédita na rede estadual de educação do Maranhão.

O governador disse que a ação é fruto da remodelação do projeto para o setor de conectividade escolar, que, segundo Brandão, previa repasse federal de R$ 220 milhões, nunca antes aplicado.

“A conectividade envolve a escola, o aluno e o professor.  Quando a gente assumiu o governo, identificamos que tinha um depósito de R$ 220 milhões, só que esse recurso nunca tinha sido aplicado. Fizemos um amplo projeto para que pudéssemos distribuir um tablet para cada um dos 250 mil alunos em todo o Maranhão. Houve um rendimento na aplicação desse dinheiro, que foi o suficiente para comprar mais 30 mil Chromebooks para os professores”, antecipou o governador.

De acordo com o governador, esta será a maior distribuição de tablets em escolas do Brasil. O objetivo é garantir acesso ao mundo digital e melhorar os indicadores educacionais maranhenses.

“A gente precisa conectar esse jovem na área digital. Além desse tablet, nós vamos ter uma biblioteca digital, nós vamos ter todas as informações para que o aluno possa melhorar o resultado do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], para que ele possa ser um grande profissional”.

Lençóis Maranhenses e Bumba Meu Boi, patrimônios da humanidade

A entrega oficial dos certificados que reconhecem o Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade também foi tema da entrevista concedida à uma TV local.

O governador Carlos Brandão destacou a celeridade na obtenção do título conferido pela  Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) aos Lençóis Maranhenses. Para o governador, mais importante que o reconhecimento internacional é a responsabilidade de todos na preservação e cuidado do paraíso natural maranhense, que agora é patrimônio de todo o planeta.

“Mais importante do que ganhar o título é cuidar do título. Quero aqui parabenizar toda a minha equipe pela rapidez com que a gente aprovou esse título dos Lençóis. Só para você ter ideia, a gente deu a entrada em 2023 e em 2024 foi aprovado. Fernando de Noronha demorou 13 anos para aprovar, e o nosso governo conseguiu em um ano”, pontuou Brandão.

“Mas eu estou muito preocupado em cuidar dos Lençóis. Por isso, já consegui com o presidente Lula R$ 100 milhões. Para que? Para saneamento, para água, para esgoto. Não dá para você ir aos Lençóis e jogar a garrafa pet, deixar sujo, nós temos que conscientizar” completou.

Prefeitura de Barra do Corda entrega escola reformada na Vila Real; é a 19ª só neste ano

A Prefeitura de Barra do Corda entregou, nesta quarta-feira (17), a reforma da Escola Doca Barbalho, no povoado Vila Real. A obra garante um ambiente mais adequado, seguro e acolhedor para alunos e professores da zona rural.

A solenidade contou com a presença do prefeito Rigo Teles, do vice-prefeito João Pedro, da deputada estadual Abigail, vereadores, equipe da Secretaria Municipal de Educação, professores, alunos e familiares.

“O nosso compromisso tem sido levar educação de qualidade a todos os cantos do município. A revitalização desta escola representa mais um passo firme nessa direção”, afirmou o prefeito Rigo Teles.

A deputada Abigail destacou a importância de garantir estrutura digna às comunidades. “Investir em educação é transformar o futuro. Parabenizo a gestão por mais essa entrega que valoriza as crianças de nossa zona rural”, afirmou.

A escola leva o nome do pai do vereador Aurean Barbalho. “Meu pai sempre acreditou no poder da educação. Ver a unidade que leva seu nome, renovada e viva, é motivo de honra para nossa família”, declarou o parlamentar.

Moradores da comunidade também celebraram a entrega. “Como mãe, fico muito feliz em ver a escola renovada. Agora nossos filhos têm um lugar digno para aprender”, disse uma moradora. Um dos alunos também comentou: “Está tudo muito bonito. Dá até mais vontade de estudar!”

Com esta, já são 19 escolas entregues apenas em 2025, reafirmando o compromisso da atual gestão com a melhoria da rede de ensino em todo o município.

MP cobra Prefeitura de Lago Verde por abandono de obras escolares e ameaça judicializar caso

Foto Ilutração

A recomendação foi expedida pela 4ª Promotoria de Justiça Especializada de Bacabal e cobra do prefeito reeleito Alex Almeida, e da secretária municipal de Educação medidas urgentes para a retomada e conclusão de obras paralisadas há anos no município, com destaque para quadras escolares abandonadas e em situação de completo descaso.

A promotora Klycia Luiza Castro de Menezes exige, no prazo de 60 dias, ações concretas para devolver à comunidade escolar equipamentos públicos essenciais que permanecem inacabados desde 2013. Entre as obras alvo da recomendação estão a Quadra Escolar Coberta 003/2013, no povoado São Constâncio, com estrutura degradada, e a 004/2013, que ainda aguarda finalização de instalações básicas para funcionamento.

Além disso, o MP aponta que o município ainda não cumpriu diligências técnicas no âmbito do Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia na Educação Básica e Profissionalizante, que prevê a regularização de empreendimentos parados em todo o país. O prazo para conclusão dessas pendências terminou em 30 de maio de 2025, e, até agora, segundo a promotoria, Lago Verde permanece inerte.

A recomendação é direta: ou o município se mobiliza para apresentar cronograma, plano de ação e resultados palpáveis, ou enfrentará as consequências legais. O documento alerta para a possibilidade de medidas judiciais, incluindo ação de responsabilização civil e criminal dos gestores, além de comunicação aos órgãos de controle e fiscalização.

Peritoró supera meta de alfabetização e fortalece educação nos anos iniciais

Foto Reprodução

O município de Peritoró celebra uma conquista histórica na educação pública municipal. Por meio da execução da Política Municipal “Alfabetiza Mais Peritoró”, que integra o programa estratégico Educar Mais Peritoró, a rede ultrapassou a meta de alfabetização prevista para o ano de 2024. Segundo os dados oficiais, o índice de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental chegou a 70,53%, superando a meta pactuada de 61,07%. Um avanço expressivo de 13,23% em relação a 2023, quando apenas 57,3% das crianças haviam sido alfabetizadas na idade certa.

A grande virada

A grande e positiva transformação começou com uma decisão firme de governo. Diante dos resultados preocupantes, o Prefeito Dr. Júnior tornou a alfabetização uma prioridade absoluta da gestão. Em novembro de 2024, foi sancionada a Lei nº 010/2024, que institui a Política Municipal “Alfabetiza Mais Peritoró”, alinhada ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e às metas do Decreto Federal nº 11.556/2023. A lei estabelece como missão alfabetizar 90% das crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental até o ano letivo de 2027.

Planejamento, competência e o trabalho da SEMED

A implementação da política municipal foi conduzida pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com foco em formação docente contínua, recomposição e reforço pedagógico, monitoramento de aprendizagem, e ampliação da infraestrutura escolar, além da valorização do professor alfabetizador e do envolvimento das famílias no processo educativo.

Entre as estratégias adotadas, destacam-se: Avaliação diagnóstica periódica e fluência leitora; Elaboração do Plano Anual de Alfabetização por Escola (PAAE); Flexibilização curricular nas turmas de 1º e 2º anos; Lotação estratégica de docentes com perfil alfabetizador.
A ação estruturada, o comprometimento das equipes escolares e a articulação intersetorial renderam frutos. “Esse resultado é fruto de uma gestão que acredita na força da educação como vetor de transformação social. Alfabetizar na idade certa é garantir o direito de aprender, e Peritoró está construindo essa nova história com compromisso, técnica e afeto”, declarou o secretário municipal de educação Douglas.

Próximas metas e objetivos

De acordo com a administração, a próxima meta já está estabelecida: consolidar os 90% até 2027, fortalecendo cada vez mais as bases da educação pública de qualidade. O caminho é claro: alfabetizar com equidade, planejamento e participação social.

Destaque na URE e no Maranhão

Na Unidade Regional de Educação (URE) de Codó destaque absoluto para o município de Peritoró, que lidera o ranking regional com 70,53% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, ultrapassando em quase 10 pontos percentuais a meta estabelecida para 2024, que era de 61,07%.

De acordo com o Prefeito Dr. Júnior, o resultado é fruto de uma decisão política clara: “Quando percebemos que mais de 40% das nossas crianças estavam saindo do ciclo de alfabetização sem saber ler e escrever com fluência, compreendemos que era hora de mudar a rota. Alfabetizar na idade certa passou a ser a prioridade máxima da nossa gestão. E o resultado está aí.”

Com a excelente performance, Peritoró transforma-se não apenas em um caso de sucesso local, mas em modelo de referência regional e estadual em políticas públicas de alfabetização, reafirmando que o compromisso com a aprendizagem desde os anos iniciais é o caminho mais sólido para garantir justiça social, equidade educacional e transformação de realidades.

Confira o ranking dos municípios com base no percentual de alunos alfabetizados ao final do 2º ano em 2024:
1. Peritoró – 70,53% (meta: 61,07%)
2. São Mateus do Maranhão – 66,16% (meta: 67,09%)
3. Coroatá – 55,72% (meta: 47,59%)
4. Alto Alegre do Maranhão – 51,50% (meta: 71,78%)
5. Codó – 50,85% (meta: 52,32%)
6. Timbiras – 44,63%(meta: 47,97%)

 

Ranking ENEM 2024: Conheça as 12 melhores escolas do Maranhão

Foto Reprodução

O Colégio Reino Infantil conquistou o primeiro lugar no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 entre as instituições do Maranhão. Com média de 690,9 pontos, a escola se destacou na frente de outras tradicionais instituições de ensino do estado, conforme dados organizados a partir dos microdados do INEP e tabulados pelo professor Alexsander Emerson M. Araújo.

A segunda colocação ficou com o Colégio RF, que obteve média de 687,4 pontos. Em terceiro lugar está o Colégio Literato, com 680,2 pontos. Essas três escolas formam o pódio das melhores instituições maranhenses com base no desempenho de seus alunos no Enem 2024.

O ranking ainda inclui nomes conhecidos da educação no estado, como Dom Bosco (671,3), Educalis (671,2) e Maple Bear (663,0). Na sétima posição aparece o Crescimento, com média de 662,0 pontos, seguido do Colégio Santa Terezinha (653,9), Dom Bosco Balsas (651,1), Sagres (650,0), Bom Pastor (613,9) e, fechando a lista, o Colégio COC com média de 599,3 pontos.

A classificação é resultado da análise dos microdados do INEP, com base em 4.332.944 participantes do Enem 2024, e tem como objetivo oferecer transparência e contribuir para o debate sobre a qualidade do ensino médio no estado.

Confira o ranking completo das 12 melhores escolas maranhenses no Enem 2024:

  1. Reino – 690,9 🥇
  2. RF – 687,4 🥈
  3. Literato – 680,2 🥉
  4. Dom Bosco – 671,3
  5. Educalis – 671,2
  6. Maple Bear – 663,0
  7. Crescimento – 662,0
  8. Santa Terezinha – 653,9
  9. Dom Bosco Balsas – 651,1
  10. Sagres – 650,0
  11. Bom Pastor – 613,9
  12. COC – 599,3

A divulgação dos resultados reforça a importância da preparação de qualidade para o Enem, que continua sendo a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.