A última sexta-feira, 21, foi marcada por um movimento anômalo de ônibus na cidade de Balsas, no Sul do Maranhão. O que parecia um dia comum revelou-se uma operação da máquina pública municipal, onde ônibus escolares foram utilizados para fins políticos.
Diversos ônibus circulavam pela cidade, transportando moradores para um evento de lançamento da campanha de Celso Henrique, atual vice-prefeito e pré-candidato à prefeitura. Os veículos exibiam placas com nomes de povoados e numerações para identificar as localidades de origem dos eleitores transportados.
Áudios vazados em grupos de comunicação local indicam que aulas da tarde foram adiadas para permitir a utilização dos ônibus escolares para este propósito, também circulavam vídeos dos ônibus em ação e imagens das rotas percorridas pelos veículos. Sobre os abusos, cabe ao Ministério Público Eleitoral investigar e buscar a responsabilização, ante as manobras do prefeito Dr Erik Augusto e de seu vice Celso Henrique, que utilizam do poder para alavancar suas campanhas políticas.
A situação levanta questões sobre a transparência e a probidade na administração pública de Balsas, colocando em evidência a necessidade de fiscalização rigorosa para garantir que os recursos públicos sejam utilizados de maneira justa e legal, e que as eleições não sofram interferências ilegais.
Por certo, todos aguardam ações do Ministério Público para coibir ações abusivas em prol do poder a qualquer custo.