Em sentença comunicada na manhã desta quinta-feira (22), em Barcelona, o jogador brasileiro Daniel Alves foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão por estupro na Espanha.
Além da pena de prisão, o jogador terá que pagar 150 mil euros (cerca de R$ 800 mil) à vÃtima. Daniel Alves já passou um ano na prisão, e esse perÃodo será descontado da sua condenação. Após ser liberado, ele terá que cumprir um perÃodo de cinco anos de liberdade vigiada, além da proibição de se aproximar a menos de mil metros do domicÃlio ou do local de trabalho da vÃtima por nove anos e seis meses.
O Tribunal Superior de Justiça da Catalunha considera provado que o acusado segurou bruscamente a denunciante, jogou-a no chão e evitou que ela pudesse se mover. Ele a penetrou vaginalmente, mesmo após a denunciante dizer que não queria e que desejava ir embora. Com isso, está cumprido o tipo de ausência de consentimento, uso da violência e acesso carnal.
No julgamento, em seu depoimento, o jogador chorou, alegou uso excessivo de bebida alcoólica e negou que tenha praticado estupro. Na época, a vÃtima tinha 23 anos e o acusou de agressão sexual.