A deputada estadual Ana do Gás (PCdoB) anunciou nesta quarta-feira (20) que vai deixar o mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão para assumir a Secretaria de Estado Extraordinária de Assuntos Legislativos, criada pelo governador Carlos Brandão (PSB).
Ana do Gás já havia se licenciado do cargo de deputada em 2022 para ocupar a Secretaria da Mulher, mas retornou à Assembleia em janeiro deste ano. Agora, ela volta a integrar o primeiro escalão do governo Brandão, que a nomeou para a nova pasta no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (19).
A saÃda de Ana do Gás da Assembleia Legislativa beneficia o deputado estadual Zé Inácio (PT), que é o primeiro suplente da coligação Federação Brasil da Esperança, formada por PCdoB, PT, PV. Zé Inácio já havia assumido o mandato em fevereiro deste ano, quando o deputado Othelino Neto (PCdoB) se licenciou para ser o representante institucional do Maranhão em BrasÃlia (Rebras).
Com a volta de Othelino Neto à Assembleia em novembro, Zé Inácio poderia perder a vaga de deputado, mas a ida de Ana do Gás para a secretaria garante a permanência do petista no Legislativo estadual.