Com R$ 360 milhões do Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, a BR-135/MA vai ganhar pavimentação por whitetopping, o pavimento de concreto de cimento. A primeira rodovia federal do Maranhão a receber essa tecnologia teve a ordem de serviço assinada nesta quarta-feira (18).
O governador Carlos Brandão participou do momento e foi destacado como grande parceiro pelo ministro dos Transportes, Renan Filho.
“O governador Brandão é uma grande parceiro deste ministério, assim como de todo o Governo Federal. Esse é um trecho essencial para o desenvolvimento do Maranhão. A BR-135 tem um solo mole, que atrapalhava o escoamento da produção do estado e a trafegabilidade. Por isso, optamos pela tecnologia de pavimento rígido. Estamos muito otimistas com o andamento das obras e vamos fazer o monitoramento mensal das obras na BR-135”, destacou o ministro Renan Filho.
O que será feito?
• Cerca de 74 quilômetros da via serão recuperados, entre o município de Miranda do Norte e o povoado de Caxuxa, em Alto Alegre;
• Os serviços serão realizados do quilômetro 125,72 ao quilômetro 199,50;
• A tecnologia consiste em reabilitar pavimentos asfálticos deteriorados com aplicação do concreto de cimento;
• A previsão de entrega é outubro de 2025;
• O Novo PAC prevê ainda a duplicação da BR-135/MA entre Estiva e Miranda do Norte e duplicação da BR-135/316/MA, entre Miranda do Norte e Caxias.
A assinatura da ordem de serviço contou com a presença da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; dos ministros do Esporte, André Fufuca; das Comunicações, Juscelino Filho; da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; do governador do Maranhão, Carlos Brandão; do secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro; do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Gouveia; e de representantes da bancada federal maranhense.
Integração
A BR-135/MA é uma rodovia longitudinal que conecta os estados de Maranhão, Piauí, Bahia e Minas Gerais. Ela é considerada uma facilitadora preferencial dos intercâmbios de cargas entre o Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Nos últimos anos, o tráfego por essa estrada foi bastante prejudicado devido à falta de recursos para manutenção, o que a deixou com buracos extensos e pavimentação precária.
Obras de emergência e de recuperação voltaram a deixar a via transitável, mas estudos indicaram a necessidade de intervenções mais significativas, que devem ser alcançadas com a nova pavimentação em concreto.
O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, afirmou que o whitetopping deve ser levado a outros estados. “Não só vamos levar para o Maranhão um investimento de qualidade para a sua malha rodoviária, como também vamos levar essa tecnologia para outras regiões do país”, disse.
Investimento
O Maranhão tem disponíveis R$ 955,2 milhões em recursos públicos, orçamento três vezes maior do que os R$ 312,4 milhões pagos pela gestão anterior em 2022. Além disso, o estado tem 16 projetos de transporte rodoviário e ferroviário no Novo PAC, com R$ 10,4 bilhões previstos para os próximos quatro anos.