Dados divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica) apontam que, no ano de 2020, Nina Rodrigues, municÃpio que é comandado há quase duas décadas pela mesma famÃlia: Os Vale Rodrigues, figurava entre em 7° colocado na “seleta” lista dos municÃpios mais pobres do Brasil. O ranking foi montado a partir da avaliação do PIB (Produto Interno Bruto) per capta do municÃpio – indicador socioeconômicos que avaliam o grau de desenvolvimento econômico de um determinado lugar. Em suma, o PIB per capta do municÃpio de Nina Rodrigues, em 2020, era próximo de R$ 5,6 mil, uma diferença abissal ao compararmos, por exemplo, com o indicador de Tasso Fragoso, municÃpio mais bem rankeado do estado, com um PIB per capta de aproximadamente R$ 260 mil.
Não surpreende a ninguém que Nina Rodrigues esteja nesse patamar negativo, haja vista as grandes e visÃveis dificuldades que seu povo enfrenta, diariamente, na luta por direitos básicos como saúde, educação e principalmente renda.
Governada desde 2005 pela famÃlia Rodrigues, Nina Rodrigues não gera receita própria, sendo apenas um “parasita” da união, tendo sua população sobrevivendo quase que exclusivamente dos programas de transferência de renda do Governo Federal (AuxÃlio Brasil, Garantia-safra, Seguro Defeso, entre outros), quando não, da agricultura, porém esta, ainda rudimentar, incapaz de gerar qualquer excedente que incremente de forma significativa a renda do trabalhador do campo.
Contrastando com essa dura realidade, o povo ninense teve que se acostumar a ver poucas famÃlias deleitando-se em riquezas de origem duvidosa, ostentando de forma descarada um acúmulo de patrimônio que salta aos olhos até mesmo para aqueles mais ingênuos.
É impossÃvel para um munÃcipio, sem potencial para indústria e sem geração de empregos dignos, sair do fundo do poço enquanto seus próprios governantes forem os principais fomentadores da pobreza (alheia), da ignorância e insistirem em manter seu povo como vÃtimas de um sistema que, no final das contas, foi montado apenas para beneficiar a eles próprios.
Por fim, Nina Rodrigues não aguenta mais padecer na pobreza e no abandono, e o legado dos Rodrigues no poder será desastroso. Quem viver verá!…
Blog O Panorama