Faltando menos de um ano para as eleições municipais, algumas cidades importantes do Maranhão já apresentam um diagnóstico mais detalhado e que mostra favoritos e rejeitados.
É o caso de São José de Ribamar, terceiro maior municÃpio do estado em número de habitantes e que caminha para quebrar uma hegemonia feudal estabelecida desde 2005.
Pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Escutec, cujos números foram obtidos pelo editor do Blog, revela que o ex-deputado Jota Pinto (Patriotas) lidera, com folga, a disputa pela Prefeitura da cidade do Santo Padroeiro.
Três cenários estimulados foram apresentados e, em todos, Jota vence a eleição. Os cenários não levaram em consideração o nome do ex-prefeito Júlio Matos, uma vez que o mesmo deverá não concorrer devido ao fato de ainda estar inelegÃvel.
No primeiro cenário, no qual Jota Pinto disputa com o atual prefeito Eudes Sampaio (PTB), o ex-deputado obteve 36,1% da preferência do eleitorado ribamarense.
Sampaio cravou 21,2%. Nenhum deles 26,8% e não souberam ou não responderam 15,9%.
No segundo cenário, no qual Jota disputa com Eudes e o vereador Nonato Lima (PDT), o resultado foi o seguinte: o pré-candidato do Patriotas obteve 31% das intenções de voto. Lima 16,4% e o atual prefeito 16%. Nenhum deles 22,5% e 14,1% não souberam ou não responderam.
No terceiro cenário, no qual foram inseridos mais dois nomes de pré-candidatos, Jota cravou 26,1% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o atual presidente da Câmara Municipal, vereador Beto das Vilas (PV), com 18,5%. Eudes Sampaio marcou 13,1%; seguido por Nonato Lima (9,2%); e pelo advogado Edson Júnior (MDB), que marcou 3,6%. Nenhum deles 15,7% e não souberam ou não responderam 13,8%.
Rejeitado – O levantamento também mensurou o nÃvel de satisfação do eleitor de São José de Ribamar para com a gestão de Eudes Sampaio.
67,4% dos entrevistados afirmaram desaprovar o governo do cearense, que assumiu o comando do municÃpio, este ano, após o economista Luis Fernando Silva renunciar ao cargo pela segunda vez – devido a uma pressão popular jamais registrada na cidade – para se abrigar no governo Flávio Dino (PC do B).
24,2% disseram aprovar a gestão e 8,4% não souberam ou não responderam.
A desaprovação avassaladora de Sampaio deixa cristalino que ele e Luis Fernando, seu principal aliado, caminham, a passos largos, para sofrer uma derrota fragorosa.
A pesquisa Escutec foi realizada no perÃodo compreendido entre os dias 13 a 17 de outubro. Entrevistou 801 ribamarenses, de várias regiões do municÃpio, e tem margem de erro de 3,45%, para mais ou para menos.
Abaixo, veja os gráficos:
Fonte: Blog do Gláucio Ericeira
Valconne
5 anos atrás
Cadê o registro da pesquisa?