Morreu na madrugada desta quarta-feira (09 de janeiro) no Hospital Memorial São Francisco, em João Pessoa (PB), Dona Maria Gomes Diniz, a matriarca da Família Diniz. Era mãe de doze filhos, entre eles, o empresário Arione Diniz, Diretor-presidente das Óticas Diniz.
Dona Maria tinha 91 anos (10/março/1927), era viúva de Severino Monteiro Diniz (Severino Maniçoba), e tinha doze filhos, Avani, Araci, Aldeci, Avaci, Aldeiza, Aécio, Arione, Alderi, Alzeni, Aldeni, Aldeniza e Alzirene. A matriarca da Família Diniz, residia atualmente em João Pessoa (PB), mas sempre viaja para visitar os filhos, netos e bisnetos espalhados pelo Brasil.
O velório de Dona Maria será realizado na Funerária Morada da Paz, localizada à Rua João Machado, Nº 1.214, Centro de João Pessoa, a partir das 16h, e o sepultamento ocorrerá no final da manhã desta quinta-feira (10), no Cemitério Parque das Acácias, na capital.
Dados Biográficos
Maria Gomes Diniz nasceu em 10 de março de 1927, no sítio Exu, antigo município de Jericó, e com o desmembramento do Distrito de Mato Grosso (PB) que depois passou a ser cidade, Dona Maria Gomes Diniz se tornou cidadã mato-grossense.
Filha de Nelson Gomes e Etelvina Oliveira, Maria viveu sua infância e adolescência na comunidade do Exu, onde por volta de 1946, contraiu matrimônio com o primo, Severino Monteiro Diniz “mais conhecido por Severino Maniçoba, prenome dado em homenagem ao seu pai, Cícero Maniçoba”. No Exu, Dona Maria e Severino tiveram dois filhos, Avaci e Avani.
O casal Severino e Maria Diniz viveram até por volta de 1949 nesta comunidade, quando resolveram deixar o Exu e migrar para o sítio Bujari, depois Mendonça, ambos no município de Catolé do Rocha. Nessas duas comunidades o casal tiveram mais onze filhos, tendo uma delas falecido ainda na infância.
Ainda no convívio do casal, os filhos mais velhos (Avani e Aldeci, e Avaci) migraram para Brasília e João Pessoa, sempre em busca de oportunidades e uma vida melhor, os filhos fixaram residência na capital paraibana, aonde uma nova etapa da vida viria a mudar o destino da família.
Dona Maria viveu aproximadamente 48 anos na companhia do esposo, Severino Monteiro Diniz, e faltando menos de dois anos para celebrarem ‘Ouro de Ouro’, Seu Severino veio a falecer durante uma estada em São Luís, capital do Maranhão.
Como costumava dizer, Dona Maria teve quatro fases distintas em sua vida. O paraíso da infância e adolescia vivido no Exu, berço de suas origens. O período de sofrimento tenebroso dos anos difíceis no Bujari e Mendonça. A esperança e o ressurgimento de um novo tempo, junto aos filhos vividos na capital João Pessoa. A alegria e o sabor da vitória. As conquistas e união familiar, compartilhada pela força, coragem e fé.
Que Deus na sua bondade infinita lhe conceda o descanso eterno.
Fonte: Catole News