A primeira edição do Mutirão Mais Saúde na Região Metropolitana, realizada pelo Governo do Estado no Centro de Ensino Dayse Galvão, na Vila Embratel, efetuou 7.062 atendimentos à população da região em dois dias da ação. Serviços essenciais de saúde, como exames laboratoriais, consultas médias, testes rápidos, vacinação e orientações na área de saúde foram ofertados com a parceria da Prefeitura de São Luís.
O atendimento na área da atenção primária atua de forma preventiva. No último domingo (20), o governador Flávio Dino acompanhou a execução do primeiro Mutirão Mais Saúde na Região Metropolitana.
“Foi um grande sucesso porque aqui nós fizemos a dimensão mais importante da política pública da saúde que é a prevenção, cuidando antes das pessoas terem doenças graves. Foram 7 mil atendimentos realizados em uma estrutura de qualidade, com centenas de profissionais envolvidos, um grande envolvimento também da comunidade e nós, como esse número revela, vamos prosseguir, pois é uma necessidade de diversos bairros da capital”, disse o governador Flávio Dino.
O objetivo do Mutirão Mais Saúde é a otimização das políticas de assistência e atenção à saúde, considerando a demanda reprimida na Região Metropolitana. E a ação continua em setembro. “Nos dias 2 e 3 de setembro já temos marcada a segunda edição do Mais Saúde, que será também na região Itaqui-Bacanga, onde estaremos levando novamente esses serviços e esperamos aumentar ainda mais essa faixa de atendimentos, beneficiando ainda mais pessoas com serviços básicos de saúde”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
No sábado (19) e domingo (20), a comunidade teve acesso a consultas médicas especializadas com clínico geral, ginecologista, pediatra, dermatologista e oftalmologista, atualizaram a carteira vacinal, fizeram avaliação da saúde bucal, além de realizar testes rápidos para HIV, Hepatites e Sífilis.
Na Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer, foram realizados exames preventivos do câncer do colo do útero, papanicolau. Os pacientes com indicação de tratamento medicamentoso receberam as medicações na hora por meio da Assistência Farmacêutica. Os que necessitam de acompanhamento especializado foram encaminhados para unidades de saúde da rede estadual. Quem fez exames laboratoriais, poderá receber o resultado, esta semana, na Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer, que permanecerá até o próximo sábado (26) no bairro. Além de atendimentos em saúde, no Mutirão, foi disponibilizado a retirada do cartão do SUS.
Para Marcelina Lindoso, liderança comunitária que acompanhou a ação do Mais Saúde, a comunidade está agradecida e satisfeita com os serviços prestados. “Tudo que vier de benefício, principalmente na saúde, a população fica satisfeita”, comentou.
Maria de Fátima Silva Soares.
7 anos atrás
Parabéns. Já fiz o diagnóstico de quase toda área Itaqui-bacanga.Área grande com mtos nos críticos a serem aparados.Falo com relação à ODONTOLOGIA.SEI DA CARÊNCIA. Já realizei vários trabalhos na área :Tanto na área preventiva como na curativa..Um dia terei oportunidade de falar com Dr. Carlos Lula ou o Governador para falar desse trabalho e de outras ações emergenciais em outras comunidades. Já fiz várias ações em campanhas passadas para Dr Flávio Dino. Que Deus os abençoe. Parabéns
Eduardo
7 anos atrás
Esse bairro realmente precisa de uma atenção especial na saúde.
Alberto
7 anos atrás
grande acao feita neste mutirao. ta de parabens