O Governo do Estado do Maranhão está dando posse a 468 profissionais da Educação, para o cargo de gestores escolares da rede pública estadual de ensino. A cerimônia está sendo realizada na manhã desta sexta-feira (15) no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís. O mandato será de três anos, podendo ser rescindido em caso de descumprimento de alguns dos itens do processo seletivo, por parte do candidato.
Após a assinatura do contrato do termo de posse, os novos gestores passarão pelo curso de formação com duração de 40 horas, previsto para ocorrer na próxima semana. No curso ofertado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), os profissionais terão acesso aos debates sobre temáticas do processo de gestão democrática, que tem como intuito fortalecer e orientar as ações desenvolvidas nas 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) do Estado.
A ação de instituir um processo democrático, por meio de seletivo, para eleger os novos gestores escolares para a rede pública estadual de ensino é inédita. A medida foi adotada pelo Governo do Maranhão, no início da gestão do governador Flávio Dino, com objetivo de erradicar os privilégios políticos, além de quantificar e qualificar o desempenho dos educadores. O novo processo, além de público, garantiu mais transparência e democracia à sociedade, promovendo tecnicamente a preparação dos gestores para atendimento da comunidade estudantil.
Agenor Boaventura dos Santos
9 anos atrás
Quero parabenizar o governador pela iniciativa inédita da eleição para gestores das escolas públicas do Maranhão. Com certeza, haveremos de avançar com uma educação de qualidade com a quebra das indicações políticas nem sempre correspondidas por falta de competência e compromisso com o serviço público.
Tereza Barros
9 anos atrás
Aproveite a oportunidade de desemposse esse Secretária incompetente