Decisão judicial pode tirar ex-prefeito de Peri Mirim, Dr. Geraldo, das eleições de 2024

José Geraldo Amorim Pereira, ex-prefeito de Peri Mirim

O ex-prefeito de Peri Mirim, José Geraldo Amorim Pereira, mais conhecido como Dr. Geraldo, foi atingido por uma decisão judicial que deve impedi-lo de disputar as eleições municipais de 2024. A decisão, proferida pela juíza Flor de Lys Ferreira Amaral, titular da Comarca de Bequimão, condenou Dr. Geraldo a cinco anos de detenção em regime semiaberto.

De acordo com a sentença, a pena aplicada ao ex-prefeito, após recurso, foi redimensionada para cinco anos, a serem cumpridos em regime semiaberto. Este ajuste na pena tem implicações diretas na elegibilidade de Dr. Geraldo, que almejava voltar a disputar o comando da Prefeitura de Peri Mirim nas próximas eleições.

Com esta condenação, Dr. Geraldo deve se tornar inelegível, conforme as regras da Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de políticos condenados por crimes graves em segunda instância. Portanto, ele ficará fora da corrida eleitoral deste ano, frustrando suas intenções de retorno à prefeitura. Ainda que Dr. Geraldo tente registrar sua candidatura, é provável que ela seja impugnada.

A sentença contra Dr. Geraldo foi resultado de um longo processo judicial, culminando em sua condenação por irregularidades cometidas durante seu mandato como prefeito. A juíza Flor de Lys Ferreira Amaral determinou que os autos do processo sejam transferidos para a 3ª Vara de Execuções Penais da Comarca de São Luís, que será responsável pela execução da pena.

O caso também envolve a análise de uma possível abolitio criminis, que, se acatada, poderia extinguir a punibilidade de Dr. Geraldo. Contudo, até que essa questão seja resolvida, a inelegibilidade do ex-prefeito permanece, afastando-o do cenário eleitoral de Peri Mirim.

Veja a decisão: PROCESSO nº 0000851-96.2016.8.10.0075

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>