Presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morre em queda de helicóptero

Foto Reprodução

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, de 63 anos, faleceu no domingo (19 de maio de 2024) após a queda de um helicóptero que transportava o líder e outras autoridades iranianas. A agência de notícias estatal iraniana Isna (Iranian Students News Agency) informou que “não há sinal de sobreviventes” no local do acidente.

O helicóptero caiu na província iraniana do Azerbaijão Oriental, próximo à cidade de Jolfa, na fronteira entre o Irã e o Azerbaijão, enquanto tentava fazer um pouso forçado devido às más condições climáticas, como chuva e ventos fortes. Além do presidente iraniano, estavam a bordo o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, o governador da província do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati, o líder de oração de sexta-feira de Tabriz, Hojjatoleslam Al Hashem, e outras autoridades.

Embora ainda não haja informações oficiais sobre a causa exata da queda do helicóptero, agências de notícias iranianas divulgaram imagens das buscas que mostram ventos fortes, neve e névoa nos arredores do local do acidente.

Com a morte de Raisi, o vice-presidente Mohammad Mokhber, de 69 anos, deve assumir o cargo interinamente. Mokhber, que é próximo da linha de sucessão, deverá organizar uma eleição dentro de 50 dias para escolher o novo presidente.

O Irã vinha participando indiretamente de ações contra Israel, incluindo o ataque do Hamas ao território israelense em 7 de outubro de 2023 e um aumento nas tensões que resultaram em um ataque com mísseis em abril deste ano. Raisi era considerado um forte candidato a suceder o aiatolá Ali Khamenei, de 85 anos, como líder supremo do Irã.

A comunidade internacional aguarda mais informações sobre o acidente e as próximas medidas do governo iraniano em meio a essa crise inesperada.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>