Por desviar mais de R$ 800 mil, o vereador Elias José Ribeiro Conceição, o Dudu (PTB), teve o seu mandato cassado pela Câmara de Vereadores de Arame em uma sessão extraordinária nesta quarta-feira (29). Dudu foi condenado por quebra de decoro parlamentar e improbidade administrativa após um longo processo.
A comissão processante confirmou o desvio da verba pública durante o perÃodo em que Dudu foi presidente da Casa. A cassação foi decidida por 10 votos favoráveis e 3 ausências, incluindo a do próprio Dudu.
A suplente de Dudu, Neusa Maria Gomes Duarte, foi convocada para assumir a vaga.
Decisão judicial
Em 2022, por solicitação do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a Justiça determinou, o bloqueio liminar do valor de até R$ 879.012,59 do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Arame, Elias Conceição, e do assessor jurÃdico do órgão municipal, Horácio Conceição (irmão do ex-presidente), para garantir ressarcimento dos danos causados aos cofres da Casa. Eles estão envolvidos no desvio de valores da Câmara Municipal efetivados por meio de saques de cheques nominais das contas do ente legislativo, nos anos de 2019 e 2020. (Relembre aqui)