Em sessão do Conselho Superior do Ministério Público do Maranhão realizada nesta sexta-feira, 30, foi aprovada, por critério de antiguidade, a promoção de Orfileno Bezerra Neto a procurador de justiça, que irá assumir a 8ª Procuradoria de Justiça Cível, vaga com a aposentadoria da procuradora Clodenilza Ribeiro Ferreira. Na ocasião, também foram aprovadas outras movimentações na carreira ministerial, sendo uma promoção e duas remoções de promotores de Justiça.
Presidiu a sessão o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, que foi o relator da promoção de Orfileno Neto, tendo destacado, ao votar, as virtudes e o compromisso do novo procurador como membro do Ministério Público do Maranhão. “Sinto uma felicidade muito grande de anunciar hoje o meu voto para Orfileno. Um homem sério, honesto, íntegro e muito trabalhador. Gosta do Ministério Público e vai cada vez mais honrar a nossa instituição”, enfatizou.
Também participaram os conselheiros Themis Maria Pacheco de Carvalho (corregedora-geral do MPMA), Regina Maria da Costa Leite (subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos), Mariléa Campos dos Santos Costa, Joaquim Lobato de Carvalho, Maria de Fátima Travassos Cordeiro e Lize de Maria Brandão de Sá. Todos endossaram as palavras do chefe do MPMA ressaltando as qualidades de Orfileno Bezerra, em sua atuação como promotor de justiça, parabenizando-o pela promoção.
Presente na sessão, o presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão (Ampem), Gilberto Câmara França Júnior, igualmente saudou o membro do MP recém-promovido. “Fico feliz por nosso associado ter chegado ao nível máximo na instituição. É uma pessoa muito querida dentro da classe, com uma carreira muito sólida no Ministério Público. Portanto, não lhe falta competência e, acima de tudo, experiência para dar uma grande contribuição ao Colégio de Procuradores de Justiça”, declarou.
Na ocasião, o procurador promovido disse estar consciente dos deveres da nova etapa na carreira do Ministério Público. “Eu me sinto com o espírito da alegria, mas, ao mesmo tempo, com a consciência das responsabilidades do cargo que estou assumindo, porque significa a renovação do compromisso com a causa ministerial”, frisou Orfileno Bezerra.
Também acompanhou a sessão o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, José Márcio Maia Alves.
Movimentações
Na sessão, igualmente foi aprovada a promoção, por merecimento, de Hortênsia Fernandes Cavalcante que deixa a Comarca de São Raimundo das Mangabeiras, de entrância inicial, para a 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Balsas, de entrância intermediária.
Na ocasião, por critério de antiguidade, o promotor de justiça Thiago Quintanilha Nogueira foi removido da 2ª Promotoria Cível da Comarca de Açailândia para assumir a 8ª Promotoria de Justiça Criminal de Imperatriz, ambas de entrância intermediária.
Na entrância inicial, Natália Macedo Luna Tavares foi removida da Comarca de São João Batista, por antiguidade, para a Promotoria de Justiça de Olho D’Água das Cunhãs.