TSE manda reabrir processo de cassação de Ileilda do Queijo

Prefeita Ileilda do Queijo

Após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a prefeita de Altamira do Maranhão, Ileilda Morais da Silva Cutrim, a Ileilda do Queijo, voltou a ficar na mira da Justiça Eleitoral e pode ser cassada.

A prefeita, o vice e mais três pessoas são réus na Ação de Investigação Judicial Eleitoral de processo nº 0600415-95.2020.6.10.0049, que acabou sendo julgado extinto pelo juiz Rômulo Lago e Cruz, titular da 49ª Zona Eleitoral de Vitorino Freire.

Contudo, após recurso do Partido liberal, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) anulou a sentença de primeiro grau, e mesmo após recurso eleitoral de Ileilda, na tentativa de se salvar da investigação, o TSE manteve a decisão do TRE-MA e ordenou o retorno dos autos para que o juiz desse prosseguimento na apuração.

Diante disso, após sucessivas derrotas da prefeita de Altamira nos Tribunais Superiores, o juízo da 49ª ZE de Vitorino Freire designou uma audiência de instrução de julgamento para amanhã, dia 18 de outubro de 2022, terça-feira, às 14:30h.

Ao final do processo, se ficar provado no processo o abuso de poder econômico e político, bem como a captação ilícita de sufrágio (compra de votos), a prefeita Ileilda do Queijo e seu vice Lola do Queijo terão seus mandatos cassados, podendo ocorrer novas eleições no município, e também ficarem inelegíveis pelo período de oito anos.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>