O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF-MA), juntamente com a Promotoria da Infância e Juventude e o Tribunal de Contas da União (TCU), inspecionou, nesta quarta-feira (30), a unidade Materno Infantil do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-Ufma). O propósito da vistoria foi avaliar a prestação dos serviços de atenção à saúde da criança e do adolescente vÃtimas de violência sexual.
A procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Talita de Oliveira, a assessora da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão Nissa Furtado, o diretor técnico do TCU-MA, Felipe Calvet, e o promotor de Justiça Marcio Thadeu deram inÃcio à vistoria nas instalações do Materno Infantil com o apoio de membros da equipe de Atenção à Saúde da unidade. Foram inspecionadas as salas de acolhimento e de Serviço Social, o ambulatório de pediatria e, por fim, a enfermaria. A intenção era percorrer o trajeto seguido por crianças vÃtimas de exploração sexual ao darem entrada no hospital.
As informações colhidas durante a vistoria vão embasar relatório técnico a ser anexado junto a processo extrajudicial em andamento que trata sobre a transferência do Núcleo de Atendimento à Saúde do Adolescente (Nasa), que antes funcionava nas dependências do Materno Infantil.
Na ocasião, o grupo que realizou a inspeção participou, oportunamente, de reunião com a equipe de Atenção à Saúde do Materno Infantil que já estava acontecendo no momento em que chegaram à unidade e puderam conhecer mais sobre o trabalho e desafios enfrentados pela equipe. A reunião foi conduzida pela gerente de atenção à Saúde do HU-Ufma, SÃlvia Cavalcante de Sousa, e pela enfermeira-chefe do HU-Ufma, Vânia Cantanhêde.