ACORDA BRAIDE! Greve que segue…

Foto Reprodução

O Sindicato dos Rodoviários do Maranhão informa que até o momento, não houve avanço nas negociações. O sindicato patronal ainda não fez nenhuma outra contraproposta, nem fez qualquer contato com o Presidente, Marcelo Brito e diretores da entidade, para que as negociações em torno da Convenção Coletiva de Trabalho com vigência para 2022, sejam retomadas.

Para a manhã desta sexta-feira (18), às 10 horas, está marcada Audiência de Conciliação, conduzida pelo TRT-MA e que deve reunir as partes envolvidas. O presidente do Sindicato dos Rodoviários, confirma presença nesta audiência, que será realizada de forma virtual.

Por fim, o Sindicato dos Rodoviários do Maranhão, ressalta que segue aberto, para que as discussões em torno da Convenção Coletiva de Trabalho sejam retomadas e espera que o Sindicato Patronal, participe desta audiência, disposto a apresentar condições justas, atendendo as reivindicações dos trabalhadores e desta maneira, acabar com a greve de ônibus em São Luís.

LÁ VEM O GOLPE! Braide quer imitar Edivaldo e fazer um novo empréstimo

Foto Reprodução

A CARTA POLÍTICA Em reunião com a Agência Francesa de Desenvolvimento (FAD), a Prefeitura de São Luís apresentou, nesta terça-feira (1), um projeto que promete fazer saneamento na área do Anjo da Guarda, Tamancão, Sá Viana e Vila Embratel, Rio das Bicas, na área Itaqui-Bacanga.

Sem ao menos aprovar o Plano Diretor de São Luís, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), pretende gastar com o intitulado de “Pró-Saneamento”, em cinco anos, um total de € 31.250.000,00 milhões, equivalente a R$ 192.812.500,00, sendo que 80% será custeado por um empréstimo feito junto a AFD e 20% com recursos da própria Prefeitura.

Quem vai tocar a obra é a Semispe (Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais) que tem como titular a arquiteta Verônica P. Pires. A auxiliar de Braide também foi responsável por diversas obras da gestão Edivaldo Holanda Júnior, a exemplo do Anel Viário, nunca acabado. A obra milionária também conta com a Semosp, Semurh e Semmam.

Atualmente, a Prefeitura tem um mapeamento de todas as áreas de alagamento na cidade. Nestes locais são feitas ações preventivas para minimizar os danos à população, mas é preciso resolver definitivamente este problema”, prometeu Braide.

Segundo release disparado pela Prefeitura a obra vai implementar “a rede de drenagem das águas das chuvas, rede de esgotamento sanitário, rede de abastecimento d’água e urbanização integrada da região beneficiada com a implantação de equipamentos públicos, como praças, parques, hortas comunitárias e outros espaços verdes”.

PAULO VICTOR: A VITÓRIA DEMORA, MAS VEM….

Paulo Victor e seus apoiadores…

Na manhã desta terça-feira (18), Paulo Victor se reuniu finalmente com os 17 vereadores que irão conduzi-lo à Presidência da Câmara Municipal de São Luís, em abril deste ano.

Muitas especulações estavam sendo feitas em relação à confirmação, ou não, desse total de vereadores na base apoiadora. Mas, contrariando a vontade do prefeito Eduardo Braide – que tem predileção por Dr. Gutemberg como candidato a presidente da CMSL – hoje, Paulo Victor mostrou força e validou o apoio incontestável dos colegas.

Crise no serviço de coleta de lixo em São Luís; garis cruzam os braços

Foto Reprodução

A gestão de Eduardo Braide enfrenta mais uma crise, desta vez na limpeza pública de São Luís. Desde a noite desta quinta-feira (6) que a capital maranhense está sem coleta de lixo por conta de uma paralisação de advertência que está sendo realizada pelos garis durante 24hs.

Cerca de 1500 trabalhadores estão cobrando providências por parte do prefeito com relação a uma diferença de três meses de salário, referente ao período de reajuste salarial concedido a categoria, em 2020, e nunca foi pago pela empresa São Luís Engenharia Ambiental, foi o que afirmou o presidente do Sindicato de Asseio e Conservação (Seac), Maxwell Bezerra.

Caso o pagamento não seja efetuado, os agentes da limpeza pública devem deflagrar greve por tempo indeterminado na próxima quarta-feira (12).

Enquanto isso, Braide diz não saber de nenhuma paralisação…

URGENTE! Braide cancela CARNAVAL de São Luís

Braide dá calote em empresários e rodoviários prometem nova greve

Prefeito Eduardo Braide

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão, comunicou hoje (4), em ofício encaminhado à MOB e ao SET, que a categoria pretende deflagrar uma nova greve em São Luís devido ao descumprimento do acordo feito no último dia 1º de novembro, onde o prefeito Eduardo Braide se comprometeu em subsidiar em R$ 12 milhões o transporte público até o final do ano, divididos em três parcelas de R$ 4 milhões, garantindo (supostamente, até então) 5% de reajuste no salário dos trabalhadores rodoviários, entre outros benefícios.

A prefeitura parece ter dado o famoso calote nas empresas e os rodoviários reivindicam pagamentos e melhorias, por isso ameaçam entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima semana na capital.

Confira abaixo a íntegra do ofício comunicando a paralisação.

Foto Reprodução

Câmara de São Luís deve buscar informações sobre acordo para fim da greve dos rodoviários

Câmara Municipal de São Luís

Após 12 dias sem transporte público em São Luís, o prefeito Eduardo Braide anunciou ontem (1) em suas redes sociais, o fim da greve dos rodoviários na capital.

Sem apresentar detalhes da negociação, Braide afirmou que os ônibus voltariam a circular e ressaltou que não haveria o aumento da tarifa de ônibus na capital.

Após o anuncio do fim da greve, surgiu a informação que a prefeitura de São Luís vai pagar mais R$ 12 Milhões, divididos em 3 (três) parcelas, de R$ 4 milhões – o dinheiro seria uma espécie de acordo com os empresários para resolver de imediato o salário dos trabalhadores e trabalhadoras rodoviários.

De acordo com o divulgado, a primeira parcela cai na quarta-feira (3), na conta do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) e é exclusivamente para honrar débitos com os trabalhadores.

Apesar de amplamente divulgada pela imprensa e em diversas redes sociais, a informação não foi confirmada pela prefeitura de São Luís, que até o momento não se pronunciou sobre o assunto.

Diante da situação, os vereadores de São Luís que fazem oposição ao prefeito deverão buscar de respostas. Uma delas seria de onde supostamente teria saído o dinheiro para repassar aos empresários, e de como teria ficado o acordo para o reajuste da tarifa do transporte público.

Desde que anunciou o fim da greve, Eduardo Braide não deu mais detalhes e preferiu se resguardar ao silêncio. Deixando a incerteza para os usuários do transporte público, se realmente o fim da greve foi a solução do problema ou o começo de outro.

Com a palavra, o prefeito Eduardo Braide…

FOLHA DO MARANHÃO

Greve rende ‘elogios’ de Dino para Braide: ‘vaidoso, prepotente e orgulhoso’

Prefeito Eduardo Braide

A greve dos rodoviários, que entra nesta segunda-feira (1º) para o 12º dia em São Luís, além de afetar a popularidade do prefeito Eduardo Braide, rendeu-lhe alguns ‘elogios’ por parte do governador Flávio Dino.

Durante um discurso proferido pelo chefe do Executivo Estadual neste fim de semana, durante a entrega da obra de pavimentação de um trecho da estrada entre os municípios de Raposa em Paço do Lumiar, Braide foi chamado de ‘vaidoso, prepotente e orgulhoso’.

Sem citar o nome do prefeito da capital, Dino se referiu ao mesmo no tocante da greve de ônibus dizendo: “Sempre tenho as mãos estendidas para ajudar quem pede ajuda, quando o prefeito é muito vaidoso, muito prepotente é muito orgulhoso, fica todo enrolado com problema e não pede ajuda. A gente vê isso, aliás, está vendo”.

Enquanto isso a população ludovicense segue sem transporte coletivo e sendo prejudicada pela ineficiência do poder público municipal.

E o Estado? Já que acha que pode ‘ajudar’ por que não o faz?

DATAILHA: Cai a popularidade de Braide com a greve dos rodoviários

Eduardo Braide

Um levantamento foi feito pelo Instituto DataIlha a partir de dados coletados no Twitter sobre os impactos da greve do rodoviários em São Luís, que teve início no último dia 21, na popularidade do prefeito da capital, Eduardo Braide.

Na pesquisa, foi constatado que o prefeito manteve o crescimento de novos seguidores na plataforma, conquistando 386 novos seguidores entre os dias 12/10 e 28/10, conforme o gráfico abaixo:

Foto Divulgação: Data Ilha

Mas, segundo apurou o Instituto DataIlha, observou-se uma mudança no comportamento dos usuários da rede em relação ao teor dos diálogos e citações do prefeito na plataforma. Foram apuradas 1088 menções de usuários entre os dias 12/10 e 28/10. No período que antecede o início da greve dos rodoviários em São Luís, o prefeito Eduardo Braide era mais mencionado em temas relacionados à cidade, vacinação, pagamento de servidores, turismo entre outros, conforme demonstrado na nuvem de palavras abaixo:

Foto Divulgação: Data Ilha

Entre os dias 21/10 e 28/10, o prefeito Eduardo Braide foi mais citado em temas relacionados à greve dos rodoviários, aumento do bilhete de passagem, conforme demonstrado abaixo:

Foto Divulgação: Data Ilha

O Instituto apurou o sentimento observado nas menções ao prefeito Eduardo Braide nas redes sociais. Entre os dias 12/10 e 20/10, 42% das menções eram positivas, contra 58% de menções negativas, conforme:

Foto Divulgação: Data Ilha

Após o início da greve dos rodoviários, há uma mudança acentuada na opinião dos usuários da rede sobre a atuação do prefeito Eduardo Braide. As menções positivas que eram 42%, passaram a ser 31%. Já as menções negativas que eram 58% saltaram para 69%, conforme o gráfico:

Foto Divulgação: Data Ilha

O que demonstra o crescimento da insatisfação dos internautas quanto ao desfecho que tem tido a greve dos rodoviários em São Luís.