Maranhão está entre os finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade 2024

Foto Divulgação

Pelo quinto ano consecutivo, o Maranhão chega à final do Prêmio Excelência em Competitividade, organizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que visa reconhecer políticas públicas inovadoras que são oferecidas pelos governos estaduais de todo o país. Neste ano, a política pública maranhense finalista é o Banco de Alimentos do Maranhão, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).

Repetindo o feito de 2023, o Maranhão também é mais uma vez recordista de inscrições no Prêmio. Das 292 inscrições de todos os estados nesta edição de 2024, 53 foram feitas por órgãos estaduais do Maranhão. A Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) tem uma participação importante neste processo. A equipe concede assessoramento técnico aos órgãos do estado no momento da inscrição, com dicas de refinamento da escrita e orientações na forma de apresentação dos dados dos projetos.

“Mais uma vez, com a assessoria da equipe Seplan e engajamento de vários órgãos do Governo, conseguimos ser o estado mais participativo no número de inscrições. Esta é uma vitória de toda a gestão do governador Carlos Brandão que demonstra nosso compromisso com a transparência das ações e com o monitoramento e avaliação de políticas públicas”, celebrou o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro Castro.

O status de finalista já garante bastante projeção nacional às políticas públicas. No site do CLP, os seis projetos selecionados são apresentados como modelo de política pública efetiva e que pode ser replicada em outras localidades. Além do Maranhão, os outros estados finalistas são Pernambuco, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul.

A premiação será no dia 21 de agosto, em Brasília, durante o Congresso Consad de Gestão Pública, na qual apenas três estados sairão vencedores. No evento, também haverá o lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados 2024 e a expectativa é que o Maranhão tenha bons resultados novamente, já que na edição de 2023 foi o estado que mais subiu posições em relação ao ranking anterior, com um ganho de cinco colocações.

Banco de Alimentos do Maranhão

Coordenado pela Sedes, o Banco de Alimentos do Maranhão combate a fome e o desperdício de alimentos, distribuindo mais de 1.257 toneladas de alimentos desde 2019. A iniciativa beneficia diretamente mais de 18.900 pessoas em situação de vulnerabilidade, com uma equipe multiprofissional que coleta, seleciona, processa e distribui alimentos para quem mais precisa.

O Banco de Alimentos é um Equipamento Público de Segurança Alimentar e Nutricional que visa à promoção do direito humano à alimentação adequada e acessível. Nos últimos anos, o Governo do Maranhão tem investido fortemente em políticas de segurança alimentar, com o aumento de equipamentos como restaurantes populares, cozinhas comunitárias, além da administração do Banco de Alimentos.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>