A gestão de Rigo Teles está sendo acusada por fraude em licitações da Prefeitura de Barra do Corda. A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca abriu um inquérito civil para investigar supostas irregularidades na realização de pregões eletrônicos e contratação por dispensa de licitação para prestação de serviços de manutenção preventiva e instalação de condicionadores de ar no município.
A medida foi tomada após o recebimento de uma denúncia na Ouvidoria Geral do Ministério Público do Maranhão, que acusa o prefeito Rigo Teles pelos supostos crimes de fraude em licitação; falsidade ideológica e direcionamento de licitação. Além do gestor público, foram denunciados o secretário Municipal de Educação, Abdiel Ramon do Nascimento Júnior, a coordenadora de receita e despesa, Maria Edivânia Pereira da Silva, a pregoeira e presidente da Comissão Permanente de Licitação, Mikaela Oliveira Cabral.
O empresário Jonathan Castro Lima, e o seu pai, Ivandulci Braga e Lima, conhecido por “Du Braga” também foram citados como parte do suposto esquema que teria favorecido a contratação da construtora Jonathan C. Lima–ME.
Em levantamento junto ao portal do Tribunal de Contas do Maranhão (TCE-MA), o Blog do Minard verificou que de 2021 a 2022, a construtora faturou R$ 932,9 mil dos cofres de Barra do Corda.
Segundo parecer da Assessoria Técnica da Procuradoria Geral (ASTEC/PGJ), foram constatadas diversas irregularidades nos processos licitatórios. O responsável pelo inquérito civil, o promotor de Justiça Guaracy Martins Figueiredo, solicitou que prefeito Rigo Teles se manifestasse sobre as inconsistências identificadas.