Os médicos do Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, em Cedral, estão com dois meses de salários atrasados e ameaçam parar as atividades se não receberem os vencimentos até o final desta semana. O comunicado foi enviado por um médico em um grupo de WhatsApp dos médicos da baixada.
Segundo o médico, que preferiu não se identificar, os atrasos são culpa da falta de repasses por parte da Prefeitura de Cedral, responsável pelo pagamento dos profissionais que atendem na unidade. Ele disse que os profissionais estão trabalhando em condições precárias e sem receber o que é de direito.
O hospital atende pacientes de Cedral e de outros municípios da região, como Porto Rico, Serrano do Maranhão e Turiaçu. A paralisação dos médicos pode afetar o atendimento de urgência e emergência dessas localidades.
Enquanto os médicos sofrem com os atrasos salariais, vale relembrar que o prefeito de Cedral sancionou uma lei no dia 13 de julho que autoriza o município a contrair empréstimo de até R$ 5 milhões junto à Caixa Econômica Federal, para realizar obras de infraestrutura e saneamento na cidade.
A situação contrasta com a prioridade que deveria ser dada à saúde pública. Os médicos do hospital exigem respeito por parte do governo Fernando Cuba e esperam uma solução rápida para o impasse. Caso contrário, eles afirmam que irão suspender os serviços e buscar seus direitos.