Caxias ganhará novas atrações turísticas

Prefeito Fábio Gentil com o certificado de que Caxias agora faz parte do Mapa Nacional do Turismo

O Prefeito Fabio Gentil vem investindo para que a cidade de Caxias se torne um dos principais destinos turísticos do Maranhão e do Nordeste. Após a construção da Praça da Chapada e do Mirante da Balaiada, que recentemente recebeu a quinta colocação no Prêmio Nacional do Turismo 2019, e do Natal Iluminado, que na sua terceira edição se consolidou como um dos destinos turísticos mais importantes do país ( Veja aqui ), Caxias agora terá suas principais escadas públicas revestidas com mosaicos temáticos.\

A escada do Morro do Alecrim vai ganhar elementos que retratam a Guerra da Balaiada e a natureza exuberante do Morro do Alecrim

Enquanto as milhares de pessoas que visitaram Caxias no Natal, puderam contemplar a deslumbrante iluminação cênica da cidade para o Natal Iluminado, além de espetáculos natalinos espalhados pela cidade, quem vier passar o Carnaval em Caxias vai poder apreciar dois novos pontos turísticos: as escadas do Morro do Alecrim e da Igreja de Santo Antonio no bairro do Ponte, ganharão revestimento temático com mosaicos, a exemplo do que já acontece em outras cidades do mundo”, afirma o Prefeito Fábio Gentil. “O projeto, além de deixar a Princesa do Sertão ainda mais bonita, vai gerar renda para os artesãos locais. Pelo conceito da obra, nós iremos inscrevê-la no Premio Nacional do Turismo de 2020, portanto vamos poder torcer por Caxias mais uma vez”, acrescenta o prefeito.

A escada da Igreja de Santo Antônio ganhará mosaicos com motivos sacros e da natureza

A escada do morro do Alecrim vai ganhar elementos que retratem a Guerra da Balaiada e natureza exuberante do Morro do Alecrim, enquanto a escada da Igreja de Santo Antônio ganhará mosaicos com motivos sacros e da natureza, com diferentes padrões que fazem referência ao céu e ao sol. Peixes, pássaros e borboletas deverão ganhar vida no decorrer do percurso. Ao anoitecer, muitos se tornarão brilhantes, por serem feitos de espelhos. Eles refletirão a luz da lua, criando um efeito visual mágico”, informa o Secretário de Turismo, Fernando Santos.

A escadaria Tiled Steps em São Francisco, contou com a ajuda de trezentos voluntários, entre amigos e vizinhos

Em São Francisco na California, na escadaria Tiled Steps ( Degraus azulejados), foram gastos dois mil azulejos e setenta e cinco mil fragmentos. Seus cento e sessenta e três painéis de mosaicos foram criados pela ceramista local Aileen Barr e pela artista plástica Colette Crutcher. De toda a obra, o ponto que talvez mais chame a atenção dos observadores é o grande redemoinho azul vibrante, que remete à ideia do movimento da vida aquática. “ A Tiled Steps leva o pedestre à uma bela vista da cidade, do seu topo, pode-se ver toda a cidade de São Francisco, além do Oceano Pacífico. Assim como a escadaria do Morro do Alecrim nos conduz ao Mirante da Balaiada, de onde se tem uma vista deslumbrante de Caxias”, complementa Fernando Santos, Secretário de Turismo da cidade.

A escadaria Seleron considerada, hoje, como um dos maiores pontos turísticos do Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro por exemplo, a Escadaria Selaron, localizada no Bairro de Santa Teresa, criada em 1990 por Jorge Selarón, um artista plástico chileno que morava naquele local, contém azulejos de mais de sessenta países, fornecidos por turistas e fãs de diversas partes do mundo. É também a maior obra de arte feita apenas por uma só pessoa. Em um lugar antes sujo e degradado, Selarón fez brotar a beleza. E sua obra é tão impressionante que, durante décadas, tem sido utilizada como pano de fundo para campanhas publicitárias, fotográficas, filmes e até clipes de músicas – como nas músicas ‘Walk On’, da banda U2; e ‘Beautiful’, por Snoop Dogg e Pharrell Williams.

Assista a seguir o vídeo onde o Prefeito de Caxias Fábio Gentil e o Secretário de Turismo, Fernando Santos, falam sobre o projeto de mosaico nas escadarias da cidade:

Do Blog do Daniel Matos

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>