Prefeitura de São Luís inicia matrícula online com oferta de 15 mil vagas para rede municipal

Prefeito Edivaldo Holanda Jr

A gestão do prefeito Edivaldo dá mais uma passo importante na modernização do processo de ensino da rede municipal ao disponibilizar para pais e responsáveis o processo de matrícula de forma online, processo iniciado ano passado e que este ano contempla todas as escolas da rede. O link para as matrículas online para o ano letivo de 2019 foi disponibilizado pela Prefeitura de São Luís nesta sexta-feira (21). Por meio da inscrição, que se estende até o dia 1º de fevereiro, estudantes, pais ou outros responsáveis manifestam o interesse em uma vaga nas creches ou Unidades de Educação Básica (U.E.B) da rede pública de São Luís. Estão sendo ofertadas 15 mil vagas para toda rede, sendo 6 mil para Educação Infantil, 6 mil para Ensino Fundamental e 3 mil para Educação de Jovens e Adultos (EJA). A rematrícula para estudantes veteranos será automática na escola.

A modernização no sistema de matrículas faz parte das políticas que vêm sendo implementadas pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior para a melhoria do ensino público na capital. A Matrícula Online 2019 – que é acessado por meio do endereço https://sislamema.caedufjf.net/sislamema/prematricula.faces?q=Xl9dvmpbyrw%3D, é uma das ações da política de Educação Municipal programa ‘Educar Mais fazendo parte do processo de modernização da gestão escolar. Por meio do programa está sendo realizado o diagnóstico da qualidade do ensino oferecido na rede pública municipal de São Luís com o objetivo de acompanhamento, monitoramento e tomada de decisões na área da Educação.

O processo de matrícula para as escolas da Rede Municipal para o ano letivo de 2019 será totalmente online. No ato da inscrição, para quem deseja ingressar na Rede, a pessoa deverá escolher três escolas, mais duas optativas. Os responsáveis que já estão com a solicitação de matrícula efetivadas na internet serão atendidos de imediato e serão informados via e-mail e no site da Prefeitura, e deverão comparecer na U.E.B. selecionada munidos de documentos, entre os dias 07 e 12 de fevereiro.

Os responsáveis que não possuírem acesso à internet poderão realizar as inscrições na sede da Semed, no São Francisco, e nas escolas que dispõem de internet. A rematrícula para estudantes veteranos será automática na escola.

Para demandas especiais, a gestão de vagas será feita pela Comissão Permanente de Organização da Demanda Escolar (CPODE), na Semed. A Comissão atenderá permanentemente na Secretaria a casos como, por exemplo, a solicitação de matrícula, que extrapolar o número de vagas disponíveis, orientando que estas farão parte do cadastro de demandas para atendimento futuro.

A seleção obedecerá a critérios relacionados a pessoas com deficiência, família com menor rendimento mensal, proximidade escola/residência, irmãos na escola e o Bolsa Família. Os documentos para a efetivação da matrícula são: certidão de nascimento, comprovante de residência (ou declaração), cartão do Bolsa Família, caso seja beneficiário, declaração da escola de origem para o Ensino Fundamental.

Formação

Para garantir que o processo de matrícula transcorresse tranquilamente, os gestores das escolas, secretários e administrativos, responsáveis pelo gerenciamento do Sistema Municipal de Administração e Controle Escolar (SisLAME), na escola, participaram de reuniões para tirar todas as dúvidas e alinhar todos os pontos do ato de inscrição com a intenção de facilitar a matrícula e rematrícula dos estudantes.

Para o secretário de Educação, Moacir Feitosa, esse alinhamento é muito importante para o sucesso do processo. “Essas reuniões foram fundamentais para que todos trabalhem em harmonia. O SisLAME faz parte do pilar Tecnológico, do Educar Mais, que é a política de Educação Municipal da gestão do prefeito Edivado, e a matrícula online trata-se de uma metodologia nova que está sendo implementada na Rede, desde o ano passado, e este ano contempla todas as escolas”, informou.

De acordo com o coordenador do SisLame/Semed, Thyago Moraes, o processo de Matrícula Online foi classificado em etapas: Configuração do Sistema e liberação do link, Encerramento oficial do ano letivo de 2018 no sistema (23/01/19 – calendário 1 e 19/02/19 – calendário 2), Rematrícula dos estudantes veteranos, Transferências internas ou mudanças de escola e a Gestão de vagas.

Para Thyago, o sistema é um ganho para a Educação Municipal. “A Semed avança em tecnologia e em garantir soluções tecnológicas para a Rede Municipal. Esse processo da matrícula online garante a equidade e um acesso justo e democrático para todos os estudantes”, ressaltou.

Modernização da gestão

Com o Programa ‘Educar Mais’, a Prefeitura de São Luís vem avançando no processo de informatização e modernização da rede. Entre os equipamentos entregues este ano estão 300 notebooks e 200 impressoras para escolas da rede municipal como parte da ação de modernização da gestão escolar. Além dos equipamentos de informática, todas as unidades da rede municipal estão recebendo cabeamento de fibra ótica. Nesta primeira etapa, recebem os equipamentos 100 escolas.

A escolas conta com um novo Sistema Municipal de Administração e Controle Escolar, que é uma plataforma online de gestão que moderniza, simplifica e facilita o trabalho administrativo e a execução dos processos pedagógicos nas unidades da rede municipal, contribui para a melhoria e agilidade dos processos pedagógicos, refletindo positivamente na qualidade do ensino em toda a rede. É ele que garante também o acompanhamento dos processos de matrícula, boletim e frequência de forma online.

O sistema possibilita ter todas as informações dos estudantes da rede; realizar emissão de relatórios da vida escolar dos estudantes; planejar a gestão de vagas para se obter a previsão de matrículas anuais na rede; garantir a matrícula online em todas as escolas; obter resultados de avaliações; e obter dados de frequência escolar dos alunos. O sistema possibilita também acesso a registros e alocação de professores e servidores de uma unidade para outra; migração de dados para o sistema educativo; controle de serviços especiais executados na rede de ensino; e promoção da modernização do sistema de lotação no Recursos Humanos; entre outros processos.

1 comentários em “Prefeitura de São Luís inicia matrícula online com oferta de 15 mil vagas para rede municipal”

  1. KARINE

    5 anos atrás  

    QUE MUITAS FAMILIAS POSSAM SER BENEFICIADAS COM ISSO.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>