Joaquim Barbosa deve se filiar ao PSB para disputar Presidência da República

Joaquim Barbosa, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)
Joaquim Barbosa, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)

Após quase seis meses de negociações, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, enfim, acertou sua filiação ao PSB. A intenção do partido é lançá-lo a pré-candidato a presidente da República nas próximas semanas. O acordo foi feito na manhã dessa quinta-feira (29), após reunião com o presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, e com o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ), que migrou da Rede para o partido no último mês.

Para assinar a filiação, Barbosa teria exigido algumas condições do partido, como não fazer coligações e alianças com políticos investigados pela Justiça, e não aceitar doações de empresas investigadas.

Agora vamos partir para outra etapa, que é construir a candidatura ao Planalto. Cada coisa a seu tempo”, disse o deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG), líder do partido na Câmara. O mineiro participou das negociações com o ex-ministro – parte dos encontros entre a cúpula da legenda e Barbosa, inclusive, aconteceu na casa de Delgado em Brasília. Por conta de uma pneumonia, o mineiro não esteve presente no encontro decisivo dessa quinta-feira (29).

Nacionalmente, a aposta do PSB é retomar o aspecto de esquerda historicamente ligado ao partido. Este “resgate ideológico” da legenda tem sido feito principalmente por Carlos Siqueira, maior entusiasta da candidatura de Barbosa desde o início das negociações.

Na avaliação do presidente da legenda, Barbosa se apresenta como uma figura pública anticorrupção, séria e com tom de renovação na política. Por conta disso, o agora presidenciável teria votos não apenas da esquerda, como também de eleitores que tradicionalmente seguiriam candidatos de direita, como o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ).

De acordo com interlocutores ligados ao PSB, o ex-ministro José Dirceu (PT), que cumpre prisão domiciliar em São Paulo, teria alertado lideranças petistas para o potencial de crescimento da candidatura do ex-presidente do STF.

Alianças. Antes mesmo da filiação de Barbosa no PSB, o ex-ministro já se movimentava para viabilizar alianças. Emissários que possuem bom trânsito com ele e com a ex-ministra do Meio Ambiente e também pré-candidata a presidente Marina Silva (Rede) têm se reunido constantemente. Também ex-integrante do STF, Carlos Ayres Britto foi um dos responsáveis pela interlocução.

Há boas chances de uma aliança com a Marina ser construída”, garante um cacique do PSB. Neste cenário, a líder da Rede seria candidata a vice de Barbosa. Entre outras curiosidades, a dupla seria a primeira chapa composta por dois negros concorrendo à Presidência na história do Brasil.

Lacerda ainda crê em aliança com Ciro

Pré-candidato ao governo de Minas, o ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB) classificou a filiação de Joaquim Barbosa no partido como “muito bem-vinda”. Lacerda, no entanto, ainda não vê o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal como candidato à Presidência, visto que uma decisão nesse sentido aconteceria em julho.

Historicamente próximo ao ex-ministro Ciro Gomes (PDT), também pré-candidato a presidente e com quem trabalhou em Brasília, Lacerda ainda acredita em uma aproximação entre as executivas nacionais de PSB e PDT. Em visita a Belo Horizonte, Ciro pediu que Lacerda estivesse no palanque com ele durante a campanha em Minas.

Fonte: O TEMPO

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>