Famílias desabrigadas pela chuva são assistidas e monitoradas pelo Governo

Equipes da Sinfra atuaram nesta manhã para devolver o acesso à Marajá do Sena

Com um plano de ações que envolve o levantamento e acompanhamento das áreas de risco até a assistência aos desabrigados e socorro das famílias, o Governo do Maranhão enviou neste sábado (31) 400 cestas básicas e 200 garrafões de água mineral de 20 litros às famílias prejudicadas com as fortes chuvas que caíram em Marajá do Sena, que fica a 368 Km de São Luís, na última sexta-feira (30).

Um grupo de ações envolvendo várias secretarias e órgãos da gestão estadual atua de forma coordenada para o apoio aos desabrigados, como conta o comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Coronel Célio Roberto.

O governador Flávio Dino determinou a instalação de um gabinete de emergência com a participação de diversas secretarias e órgãos com o objetivo de apoiar os municípios no atendimento aos desabrigados e no breve restauro da normalidade nessas cidades”, conta.

De acordo com o Comandante, agentes da Defesa Civil realizam monitoramento constante e acompanhamento de perto de todos os municípios maranhenses.

Estamos acompanhando os impactos das fortes chuvas no interior do estado desde que começou o período chuvoso. Em Marajá do Sena, não é diferente, com as chuvas de ontem, identificamos 120 desabrigados por conta da enxurrada que atingiu a cidade depois da forte chuva”, conta o comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão.

Com a redução do nível da água neste sábado, iniciamos os trabalhos de limpeza e desinfecção das residências de outras 40 afetados que retornarão para suas casas após nova avaliação da Defesa Civil em seus imóveis”, completa o coronel Célio Roberto.

Outra ação prontamente realizada, foi a recuperação das vias de entrada na sede do município que ficaram intrafegáveis após a chuva. Equipes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) realizaram, desde o início da manhã, os serviços que devolveram o acesso terrestre à cidade.

Fizemos a recuperação da estrada que havia sido cortada, o tráfego já está normalizado e estamos adotando novas providências por conta do risco das chuvas intensas, aumentando o número de equipamentos e homens trabalhando nas estradas e também dentro dos municípios, auxiliando nas demandas das gestões municipais”, conta o secretário de infraestrutura, Clayton Noleto.

“O governo está atento à cidade e região para atender as demandas coordenadas pelo próprio governador Flávio Dino com a participação do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Casa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Social e de toda a estrutura da gestão estadual que está mobilizada para resolver os problemas decorrentes do maior regime de chuvas na região”, completa o secretário.

Abastecimento de água

Ainda entre as ações, o Governo do Estado enviou carros pipa para abastecer a cidade de água potável, enquanto as equipes trabalham pelo restabelecimento do abastecimento de água.

Monitoramento

Segundo o Corpo de Bombeiros, outras cidades afetadas pelas chuvas também estão recebendo o apoio do Governo do Estado como Trizidela do Vale e Pedreiras que apresentam alta no leito do rio e risco de inundação de casas.

Em Trizidela do Vale, a 2ª Companhia do 6º BBM atende a população da região, durante 24 horas por dia, e já tem um plano de ação para ser efetivado com a possível cheia do rio”, conta o coronel Célio Roberto.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>