Festa de Iemanjá vai reunir milhares de católicos e umbandistas no Olho D’Água

Tradicional Festa de Iemanjá
Tradicional Festa de Iemanjá

Tudo pronto para mais uma festa em homenagem a Iemanjá nas areias da praia do Olho D’Água, em São Luís. Há 77 anos católicos e umbandistas se reúnem em celebrações religiosas, como já é tradição. A Federação de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros do Maranhão prepara a festa para Iemanjá com início a partir das 22h desse dia 31 de dezembro.

O tradicional encontro de manifestações afro-religiosas fará uma festividade na praia do Olho D’Água em oferenda a Iemanjá, considerada a rainha do mar e mãe de todos os orixás das religiões de matriz africana. Mais de 500 terreiros de umbanda de todo o estado deverão participar da festa.

A celebração aos orixás acontecerá ao som dos atabaques e agogôs de pais de santo de todo Maranhão. Segundo o presidente da Federação de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros do Maranhão, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Astro de Ogum, umbandistas de todo o estado são esperados para a comemoração. “O número de participantes poderia ser maior, mas apenas os pais de santo têm condições de vir à capital, o que não enfraquece a nossa tradição”, disse o presidente.

Oferenda – Um grande altar será montado em oferenda a Iemanjá. As caravanas devem chegar à casa de veraneio da presidência da federação a partir das 6h do dia 31, permanecendo no local até o amanhecer do dia 1º de janeiro. As manifestações começam com a preparação dos banhos às 16h, orações às 17h e às 22h começarão os toques do tambor. À meia-noite, momento da virada do ano, serão feitas as oferendas a Iemanjá.

Outro momento importante da festa, é a ciranda de fogos, onde são feitos pedidos à rainha do mar. As orações de bênçãos e agradecimentos devem durar a noite inteira. “Esse é o momento mais importante da festa, onde são pediremos aos santos e orixás saúde, força e proteção”, afirmou Astro de Ogum.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>