TRANSPORTE PÚBLICO: licitação é a solução para São Luís?

Enquanto a licitação não sai, as empresas de ônibus que detêm a concessão dos serviços estão renovando sua frota.
Enquanto a licitação não sai, as empresas de ônibus que detêm a concessão dos serviços estão renovando sua frota.

Milhares de ludovicenses dependem única e exclusivamente do transporte público da capital maranhense para se deslocarem. Os serviços não estão a contento da população que reclama diariamente da frota e da qualidade dos veículos que circulam na cidade.

Um acordo firmado entre o SET e a Prefeitura de São Luís, em junho de 2014, estabeleceu a entrega de 250 novos ônibus até o dia 31 de janeiro deste ano. Já foram entregues 39 em novembro do ano passado, 124 em fevereiro deste ano e 60 em março, totalizando 223 dos 250 previstos.

Mas a grande questão, que já vem sendo discutida há anos, é a licitação para novas linhas como uma das providências para a melhoria do transporte urbano.

Em dezembro do ano passado, 35 empresas enviaram propostas à prefeitura para participarem do processo de licitação, mas a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) não informou quais serão habilitadas.

Ocorre que, enquanto a licitação não sai, as empresas de ônibus que detêm a concessão dos serviços estão renovando sua frota, mas o monopólio vai permanecendo. O próprio processo licitatório abre espaço para várias discussões sobre os serviços prestados, como o de bilhetagem única.

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, já encaminhou um documento solicitando a licitação à Câmara Municipal. Cabe agora ao presidente da Casa, o vereador e candidato a prefeito em 2016 Astro de Ogum (PMN), por em pauta para que os vereadores aprovem o mais breve possível.

E você leitor, acredita que a licitação pode resolver os problemas do transporte público em São Luís?

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>