Fufuca comemora MP que isenta isenta medalhistas de Imposto de Renda

André Fufuca e o presidente Luiz Inácio Lula

O ministro do Esporte, André Fufuca (PP), celebrou a publicação da Medida Provisória nº 1.251, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo próprio Fufuca e pelo secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Drio Dourigan. A MP isenta do Imposto de Renda os valores recebidos por atletas olímpicos e paralímpicos como premiação por conquistas em Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Compartilho com vocês a MP publicada hoje que altera a Lei 7.713/1988 para isentar do Imposto de Renda os prêmios recebidos por atletas olímpicos e paralímpicos. Mais uma demonstração do apoio e valorização do presidente Lula aos nossos atletas e medalhistas”, escreveu Fufuca em suas redes sociais.

A Medida Provisória estabelece que os valores recebidos como premiação pela conquista de medalhas, pagos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), não serão mais tributados pelo Imposto de Renda. A isenção se aplica a partir de 24 de julho de 2024, englobando os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024.

A decisão segue após críticas nas redes sociais sobre a tributação anterior, que obrigava os medalhistas a pagar 27,5% do valor total das premiações. A medida visa reconhecer e valorizar o esforço dos atletas brasileiros.

Quadro de Medalhas

Até o início desta quinta-feira (8), o Brasil já conquistou 14 medalhas nos Jogos Olímpicos, distribuídas em seis modalidades: atletismo, boxe, ginástica artística, judô, skate e surfe. A delegação brasileira está na 18ª colocação geral, com dois ouros, cinco pratas e sete bronzes, e um total de 21 atletas em pódios, incluindo conquistas por equipes na ginástica artística e no judô.

Bolsa Atleta

Todos os medalhistas brasileiros atuais são beneficiários do Bolsa Atleta ou participaram de editais do programa de patrocínio direto do Governo Federal. Nos últimos 20 anos, o Bolsa Atleta já repassou R$ 1,77 bilhão a mais de 37,5 mil atletas olímpicos e paralímpicos de todo o país, refletindo o compromisso com o desenvolvimento e suporte ao esporte nacional.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>