MPMA exige que prefeito de Ribamar Fiquene retire autopromoção de redes sociais do município

Foto Reprodução

O promotor José Artur Del Toso Júnior, emitiu uma recomendação ao prefeito de Ribamar Fiquene, Cociflan Amarante, para suspender a divulgação de conteúdos que promovam sua imagem ou de outros agentes públicos em qualquer meio, incluindo redes sociais, do Executivo Municipal.

O prefeito também deve remover os materiais já publicados que contenham  características de autopromoção e comprovar a adoção dessas medidas à Promotoria de Justiça de Montes Altos no prazo de 15 dias úteis

A recomendação destaca que a publicidade dos atos, programas, serviços e campanhas dos órgãos públicos deve ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, sem a inclusão de nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos. Essa prática, além de ferir o princípio da impessoalidade, pode configurar ato de improbidade administrativa conforme a Lei n. 8.429/92 e a Lei nº 14.230/2021.

O documento também enfatiza que a publicidade institucional deve ser objetiva e destinada a informar ou orientar a população, sem servir como marketing político para enaltecimento de agentes públicos.

Caso a recomendação não seja acatada, o MP poderá adotar medidas legais, como o ajuizamento de ações por improbidade administrativa e crimes de responsabilidade contra o prefeito.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>