Justiça Eleitoral barra divulgação de pesquisa que favorece Raimundinho da Audiolar

Foto Reprodução

A juíza Cristina Meireles, titular da 54ª Zona Eleitoral, determinou nesta sexta-feira, 14, a suspensão da divulgação de uma pesquisa eleitoral na cidade de Presidente Dutra.

A pesquisa, contratada pelo Sistema Central dos Cocais de Rádio Difusão e conduzida pela empresa Agilize Marketing, revelou uma ampla vantagem do atual prefeito de Presidente Dutra, Raimundinho da Audiolar.

De acordo com a magistrada, a pesquisa apresenta “falhas significativas que comprometem sua idoneidade e transparência”. Entre os problemas destacados estão a ausência de informações detalhadas sobre os bairros e municípios abrangidos, a quantidade de entrevistados, além de inconsistências no questionário sobre a escolaridade dos participantes. “Após análise dos autos, em um juízo de cognição sumária, verifica-se que a pesquisa eleitoral apresenta falhas significativas que comprometem sua idoneidade e transparência. A ausência de informações detalhadas sobre os bairros/municípios e a quantidade de entrevistados, bem como a inconsistência no questionário de escolaridade, são elementos que inviabilizam a verificação da representatividade da amostra e a comparação dos dados com os censos oficiais”, afirmou a juíza Cristina Meireles.

Além disso, a juíza apontou que a “a falta de registro da empresa no CONRE-5 configura uma irregularidade grave, uma vez que descumpre a legislação específica que regulamenta a atividade de realização de pesquisas eleitorais, pois a empresa não possui a competência legal necessária para a realização da pesquisa, o que compromete a validade dos resultados obtidos”.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>