Índice de Desenvolvimento Sustentável do TRE-MA é o 8º entre os Tribunais Eleitorais

Foto Reprodução

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta, 5 de junho, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão celebrou uma importante conquista: sua colocação no Índice de Desenvolvimento Sustentável (IDS), saiu do 18º lugar em 2023 para 8º em 2024 entre os Tribunais Eleitorais e o 2º lugar entre os Tribunais de médio porte, que são eles: Piauí, Ceará, Pernambuco, Pará, Goiás, Amazonas, Rio Grande do Norte, Paraíba e Santa Catarina.

Os dados foram divulgados no 8º Balanço de Sustentabilidade do Poder Judiciário apresentado durante a 2ª edição do evento Judiciário Sustentável, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, em Brasília.

Elaborado anualmente pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do CNJ, o Balanço de Sustentabilidade do Poder Judiciário avalia diversos indicadores baseados nos dados informados pelos tribunais. No balanço, são analisados indicadores como consumo de energia elétrica, de água, de copos descartáveis, de papel, a destinação de papel para reciclagem e o consumo de água envasada descartável.

O avanço alcançado pelo TRE-MA é resultado de ações implementadas pelo Regional em parceria com todos os setores e zonas eleitorais do estado, com o suporte técnico do Núcleo de Sustentabilidade e Acessibilidade do Tribunal.

Entre as medidas adotadas, destacamos as reuniões da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS), a publicação de normativos que estabeleceram diretrizes para a promoção da sustentabilidade ambiental, econômica e social.

Diversas ações práticas, como: capacitações na área da sustentabilidade, redução de impressoras em atividade, racionalização do consumo de papel, restrição de uso de copos descartáveis plásticos e adoção de canecas e copos biodegradáveis. Além da redução no consumo de energia elétrica, de impressões e de gastos com telefonia.

Todas essas iniciativas demonstram o compromisso do órgão com a sustentabilidade, refletindo esforço contínuo para promover práticas mais ecológicas e eficientes, contribuindo para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>