AGORA SIM, A FAMEM TEM UM PRESIDENTE

Bigu de Oliveira

Após trapalhadas frente à Federação dos Municípios Maranhenses, o prefeito de São Mateus, Ivo Rezende finalmente foi ‘convidado’ a deixar a presidência da FAMEM que passa a ser comandada por Bigu de Oliveira, chefe do Executivo Municipal de Santo Antônio dos Lopes.

Embora Ivo tenha informado que se afastou para se dedicar a pré-campanha, suas intenções podem ser barradas pela Justiça Eleitoral uma vez que ele já foi reeleito e, segundo a Lei das Inelegibilidades, o vice-prefeito, assim como o vice-presidente e o vice-governador, podem se candidatar a outros cargos preservando seus mandatos apenas se, nos seis meses anteriores ao pleito, não tiverem sucedido ou substituído o titular. Em 2020, Rezende, que era vice-prefeito, assumiu o cargo de prefeito após o afastamento de Miltinho Aragão, então prefeito de São Mateus, durante os 90 dias que antecederam a eleição municipal.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforçou essa regra em setembro de 2021, negando a candidatura de Allan Seixas de Souza, que estava em situação semelhante à de Ivo Rezende. Ele havia sido reeleito prefeito de Cachoeira dos Índios (PB) em 2020 após ter assumido a titularidade no período pré-eleitoral.

Essa situação coloca a pré-candidatura de Ivo Rezende sob uma nuvem de incertezas e controvérsias, podendo desgastar ainda mais sua imagem e gestão em São Mateus do Maranhão que, diga-se de passagem, não foi uma das melhores. O gestor, que compartilhou uma matéria listando-o entre os 150 prefeitos aptos a concorrer novamente, enfrenta um cenário jurídico desfavorável que pode resultar em mais um fracasso político.

Com a saída de Ivo da Famem, o órgão agora sim passa a ter um presidente. Bigu de Oliveira é um líder político que destacou-se na eleição de 2016 ao ser eleito vereador e posteriormente assumir a presidência da Câmara Municipal. Reeleito para a Casa Legislativa na eleição seguinte, em 2012, consolidou sua base política. Em 2016, Bigu conquistou a prefeitura de Santo Antônio dos Lopes, sendo reeleito no pleito subsequente, em 2020.

Assumir a presidência da Famem é um momento de grande honra e responsabilidade para mim. Estou muito feliz por ter a oportunidade de contribuir com o fortalecimento dos municípios maranhenses nessa importante posição. Sei dos desafios que estão à frente, mas estou totalmente comprometido em enfrentá-los com determinação e dedicação”, disse Bigu de Oliveira.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>