Morre Péricles Rocha, artista plástico de destaque no Maranhão

Péricles Rocha

Com mais de trinta anos de uma brilhante carreira, faleceu na madrugada de hoje (8) o artista plástico maranhense Péricles Rocha.

Péricles Augusto Almeida Rocha, pintor, escultor, desenhista e ilustrador, nasceu na cidade de Codó/MA em 1946 e residia em Alcântara. Recebeu bolsa do governo do estado do Maranhão para estudar na Escola Nacional de Belas Artes – Enba, no Rio de Janeiro, de 1967 a 1971 onde cursou escultura. Também estudou no Instituto Lorenzo de Médici (Florença, Itália) em 1982.

Junto a outros artistas instalou em São Luís o Centro de Artes Japiaçu, criado em 1972 pela professora Rosa Mochel, que funcionou no anexo da Biblioteca Pública Benedito Leite.

Péricles ganhou diversos prêmios ao lado de sua carreira, como o do Encontro de Artistas do DF (1976), um da Bienal de São Paulo (1976, representando Brasília), Prêmio Aquisição – Concurso Nacional de Artes Plásticas Caixego – Goiânia (GO), em 1976, e o Prêmio Aquisição no Primeiro Salão de Gravura e Desenho do Centro-Oeste (1978).

O corpo do artista será velado na tarde desta quinta-feira no Complexo Salvatore, localizado no bairro Calhau, em São Luís. E cremado em cerimônia na tarde desta sexta-feira (9).

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>