Pesquisa Quaest: Braide lidera com 60% e Duarte Jr. obtém 21% das intenções de votos

Eduardo Braide e Duarte Jr

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), que concorre à reeleição, está na liderança da disputa pela prefeitura, com larga e expressiva vantagem, conforme pesquisa divulgada pela Quaest na noite desta segunda-feira (9). De acordo com o levantamento encomendado pela TV Mirante, o Chefe do Executivo Municipal da capital vence no primeiro turno.

No cenário estimulado, Braide aparece com 60% das intenções de voto, o que lhe garantiria a vitória no primeiro turno, caso as eleições fossem realizadas hoje.

Foto Reprodução

O segundo colocado, o deputado Duarte Jr. (PSB), alcançou 21% das intenções de voto, enquanto o deputado Wellington do Curso (sem partido) registrou 3%. O médico e ex-deputado Dr. Yglésio pontuou 2%, e os candidatos Fábio Câmara, Flávia Alves e Saulo Arcangeli marcaram 1% cada. Franklin Douglas (PSOL) obteve menos de 1%. Entre os entrevistados, 5% afirmaram não saber em quem votar ou não responderam, e 6% declararam intenção de votar em branco ou anular.

Já em um cenário espontâneo, Braide obteve 43% das intenções de votos enquanto Duarte alcançou a marca de 12%. Fábio Câmara e Yglésio pontuaram apenas com 1%. Nesse modalidade 42% dos entrevistado estão indecisos e 1% vota nula ou não vai votar.

Foto Reprodução

A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 8 de setembro, com 852 eleitores da capital maranhense. Registrada sob o número MA-08174/2024, o levantamento tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Como candidato à reeleição, Braide conta com o peso da “máquina pública”, além da visibilidade gerada por sua atuação direta à frente da Prefeitura. Sua liderança nas pesquisas sugere que os eleitores estão dispostos a lhe dar um segundo mandato.

Por outro lado, Duarte Jr., com 21%, mostra que mantém uma base sólida de apoio, mas ainda distante de ameaçar diretamente a posição de Braide. Contudo, os 21% indicam que ele precisa conquistar uma fatia significativa do eleitorado para, ao menos, forçar um segundo turno.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>