Morre o desembargador Pires da Fonseca, em São Luís

Foto Reprodução

O desembargador aposentado Pires da Fonseca, uma das figuras mais respeitadas do judiciário maranhense, faleceu na tarde desta segunda-feira (6) aos 90 anos, no Hospital São Domingos, em São Luís, após complicações decorrentes de uma cirurgia para desobstrução do canal da uretra. S

Nascido em 25 de março de 1934, na cidade de Cururupu, Pires da Fonseca teve uma carreira jurídica longa e distinta. Após graduar-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Luís em 1958, ele serviu em várias funções importantes antes de entrar para a magistratura. Trabalhou como secretário e oficial de Gabinete na Prefeitura de São Luís, foi delegado de Terras da 8ª Zona e advogado da Rede Ferroviária Federal.

Sua carreira na magistratura começou nas comarcas de Humberto de Campos, passando por Pastos Bons e Rosário, antes de ser promovido por merecimento para a Comarca de São Luís em 1975, onde atuou nas 5ª e 6ª Varas. Sua habilidade e dedicação ao direito foram posteriormente reconhecidas com sua promoção a desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, cargo que ocupou com distinção até sua aposentadoria.

Em 1985, por merecimento, foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça. Em 1989, foi eleito vice-presidente do TJMA e corregedor-geral da Justiça no biênio 1990/1991 e eleito presidente do TJMA para o biênio 1992/1993. Foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral, vice-presidente e presidente da Corte por duas vezes.

Familiares,  neste momento, organizam o local do velório e o sepultamento, aguardando a liberação do corpo pelo hospital.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>