Porto do Itaqui destaca inovação e compromisso ambiental durante ExpoLog 2023

Foto Divulgação

Com o objetivo de destacar as potencialidades do porto público do Maranhão, ressaltando sua capacidade de atender diversos mercados por meio de ferrovias e rodovias, o Porto do Itaqui participou da ExpoLog 2023, maior feira de logística do Norte/Nordeste, dias 22 e 23 de novembro, em Fortaleza (CE).

Durante o evento, a equipe técnica da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que administra o Itaqui, divulgou as possibilidades de negócios oferecidas, além de seu modelo de gestão, considerado um dos melhores do país.

A ideia foi aproveitar a ExpoLog para a consolidação e ampliação da rede de relacionamentos da empresa; acompanhar exposição de produtos; equipamentos e serviços; além de promover a divulgação de suas tecnologias, ao mesmo tempo em que fortalece sua posição como o principal canal de saída e entrada de cargas do Corredor Centro Norte do Brasil.

Inovação e compromisso ambiental

Durante o evento, o Porto participou de painéis importantes que abordaram dois temas de relevância atual: “Boas Práticas ESG na Logística Brasileira”; e “Descarbonização e Inovação nos Portos do Nordeste”.

No primeiro tema, o gerente de Logística do porto, Gervásio Reis, apresentou as iniciativas do Itaqui relacionadas à ESG (Environmental, Social and Governance), abordando ações no meio ambiente, responsabilidade social, inovação e compliance. Além disso, foram mostradas ações que fortalecem a relação porto-cidade, como o apoio a projetos educacionais e culturais na região do entorno.

A Expolog representou uma oportunidade para o Porto do Itaqui mostrar o trabalho realizado, destacando-se em projetos significativos, além de diversas iniciativas inovadoras”, disse Gervásio Reis. “O compromisso do porto com as práticas ESG não apenas enche de orgulho o estado do Maranhão, mas também é motivo de destaque para a própria comunidade portuária da região Norte/Nordeste”, pontuou o gerente.

No segundo tema, a representante do Itaqui foi a gerente de Planejamento Luciana Kuzolitz, que ressaltou que o Porto do Itaqui está em processo de se tornar o primeiro porto do Brasil a contar com um plano de descarbonização, com previsão de entrega para o próximo ano.

Como autoridades portuárias, temos a sustentabilidade como um valor fundamental. Somos certificados pela ISO 14001, em gestão ambiental, e recentemente firmamos uma parceria internacional para desenvolvermos um plano de descarbonização integrado e eficaz”, afirmou Luciana Kuzolitz, que acredita que as inovações tecnológicas “são a chave para o alcance dos resultados esperados no setor”.

O plano prevê a adoção de medidas para redução das emissões de gases de efeito estufa na área portuária, como a substituição de equipamentos por modelos mais eficientes, a utilização de fontes de energia renováveis e a promoção da eficiência energética.

Foto Divulgação

A importância da logística

A ExpoLog adota um formato híbrido, combinando participação digital e presencial, proporcionando aos participantes, do Brasil e do mundo, um encontro dinâmico, interativo e uma ampla oportunidade de networking.

Durante o evento, foram exploradas as tendências e mudanças que moldam o cenário atual da logística, contribuindo para o contínuo sucesso da ExpoLog.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>