URGENTE: CNJ afasta desembargadores Guerreiro Júnior e Antônio Bayma

Desembargadores Antônio Bayma e Guerreiro Jr

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afastou nesta terça-feira (31) os desembargadores Guerreiro Júnior e Antônio Bayma Júnior, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), por suspeitas de irregularidades na construção do fórum de Imperatriz (MA).

O escândalo da construção do fórum de Imperatriz no Maranhão é um caso de desperdício de dinheiro público que envolve desembargadores do Tribunal de Justiça do estado. Segundo uma reportagem do programa “Fantástico”, da Rede Globo, a obra começou em 2013 com um orçamento de R$ 147 milhões, mas parou em 2016 por falta de recursos, após gastar R$ 75 milhões. A empresa responsável pela construção é a LN Incorporações Imobiliária, sediada em São Luís.

Uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), realizada em 2018, apontou indícios de superfaturamento, fraude na licitação e serviços mal executados. A corte de contas responsabilizou 24 pessoas pelo atraso na obra, incluindo três desembargadores que presidiram o TJ-MA no período. Um deles já morreu.

O corregedor do CNJ, porém, arquivou o caso contra o desembargador Cleones Cunha, outro ex-presidente do TJ-MA.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>