A Procuradoria Geral do Maranhão (PGE), por meio de seu Conselho Superior, empossou nesta segunda-feira (31) cinco novos procuradores de Estado. A solenidade foi conduzida pelo procurador-geral e presidente do Conselho da PGE, Rodrigo Maia, e aconteceu no auditório da Secretaria de Fazenda (Sefaz). O evento contou com a presença de procuradores, servidores, familiares e convidados dos empossados, além do secretário da Fazenda, Marcellus Ribeiro.
Os novos procuradores são oriundos de concurso público realizado em 2017, que teve sua validade estendida devido à pandemia da Covid-19. Os novos integrantes da PGE foram nomeados pelo governador Carlos Brandão no último dia 27 de junho.
Para Kássio Ronaldo, um dos novos procuradores empossados, ser investido do cargo foi a realização de um sonho: fazer parte de uma estrutura tão importante quanto a PGE. Victor Paiva, que também ingressou na Procuradoria Geral nesta tarde, destacou que “a função traz o importante compromisso de defender o Estado com probidade, seriedade e de forma republicana”.
O procurador-geral do Estado do Maranhão, Rodrigo Maia, afirmou que a nomeação de novos servidores representa uma melhoria dos serviços prestados pelo órgão. Ele ressaltou que é do Estado a função de cuidar dos direitos das pessoas e que, para isso, precisa de servidores qualificados. Maia destacou ainda que os novos procuradores vão atuar em prol dos 7 milhões de maranhenses e que isso é uma tarefa difícil, desafiadora, mas, sobretudo, honrosa.
“A partir de agora, eles deverão auxiliar na concretização da defesa da fazenda pública e de todos aqueles que dependem dela para atividades fundamentais como saúde, educação e infraestrutura, por exemplo”, frisou o procurador-geral.
Também tomaram posse como procuradores do Estado do Maranhão, Tarcísio Aguiar Costa; Lúcio Flávio Araújo Brandão; e Ruan Vitor Lemos Guerra. Além da defesa direta do Estado, a PGE também atua na consultoria voltada à implementação das políticas públicas estaduais.