Após depredação da imagem de Iemanjá, Olho d’Água terá videomonitoramento

Imagem de Iemanjá teve o rosto destruído em ato de vandalismo e intolerância religiosa

Em resposta ao ato de vandalismo que resultou na depredação da estátua de Iemanjá, o Governo do Maranhão anunciou, nesta terça-feira (25), a instalação de um sistema de videomonitoramento na praia do Olho d’Água, por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), a Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA). O objetivo é proteger a imagem de futuros danos e garantir a preservação do patrimônio cultural e religioso.

A medida foi confirmada em reunião realizada na sede da SSP, na Vila Palmeira, com presenças do titular da pasta, Maurício Martins, do presidente da Agência, Adriano Sarney, e representantes de entidades de matriz africana.

A proposta é que seja implementado um moderno sistema de videomonitoramento em trecho próximo à imagem. As câmeras serão estrategicamente posicionadas para abranger o entorno da estátua e garantir vigilância constante. Além disso, a instalação contará com tecnologia de ponta, permitindo um monitoramento em tempo real e possibilitando rápida resposta a incidentes.

O secretário de Segurança, Maurício Martins, destacou a importância da medida e reforçou o compromisso dos órgãos de governo contra atos de vandalismo. “O ato de vandalismo cometido contra a imagem de Iemanjá é inaceitável e não pode ser tolerado. Estamos trabalhando em conjunto, órgãos do governo e entidades de matriz africana, para garantir a segurança desta importante representação para as comunidades afro-religiosas. Paralelamente, vamos avançar na investigação, a fim de que seja identificada a autoria deste ato”, avaliou.

Este ato de vandalismo que danificou a imagem de Iemanjá, considerada uma das mais importantes representações da religião afro-brasileira, foi lamentável e não podemos deixar que ocorra novamente. Para evitar novo ataque e assegurar este patrimônio cultural e religioso, firmamos essa parceria com a Segurança Pública. Estamos compromissados com as instituições para que esse caso não fique em vão e haja punição”, pontuou o presidente da MOB, Adriano Sarney.

Líderes das entidades religiosas expressaram agradecimento pela rápida resposta do governo e esperam que a medida traga mais tranquilidade à comunidade. No entanto, também ressaltaram a importância de medidas educativas e de conscientização para combater a intolerância religiosa e o preconceito.

A instalação das câmeras é um passo importante para proteger a imagem de Iemanjá, mas também é fundamental que trabalhemos na raiz do problema. Precisamos promover o respeito à diversidade religiosa e conscientizar a população sobre a importância desses símbolos sagrados para a cultura afro-brasileira“, afirmou a coordenadora do Fórum Estadual das Mulheres de Axé da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, Mãe Nonata de Oxum.

Reunião na Secretaria de Segurança Pública do Maranhão

Ainda estiveram presentes à reunião, representantes das secretarias de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), da Igualdade Racial (Seir), de Governo (Segov), de Infraestrutura (Sinfra); da Delegacia de Crimes Raciais, Delitos de Intolerância e Conflitos Agrários; e de mais de 15 instituições de matriz africana.

Nova praça

O presidente da MOB, Adriano Sarney, também anunciou que será construída uma nova Praça de Iemanjá, integrada ao projeto da nova extensão da Avenida Litorânea. “Essa obra será executada com a ampla participação das instituições de matriz africana”, garantiu o gestor.

Restauração

Estão em andamento o plano de recuperação da estátua, que será executada pelo escultor que a criou, o artista José Eduardo Sereno. A imagem sofreu danos em todo o rosto, pescoço e vestimenta, que serão restaurados. Segundo o escultor, o trabalho deve levar cerca de 20 dias para ser concluído.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>