Prefeitura de São Luís vai bancar quase R$ 18 mil em passagens aéreas para desfrute da Semed

Prefeito Eduardo Braide

A Prefeitura de São Luís firmou contrato com a Atlanta Turismo Ltda e vai desembolsar 17.600,00 (dezessete mil e seiscentos reais) de verba pública para custear passagens aéreas para o desfrute dos servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O contrato foi feito com dispensa de licitação, que é uma medida excepcional prevista em lei e deve ser utilizada apenas em situações devidamente justificadas e comprovadas. No entanto, a escolha de contratar uma empresa para fornecer serviços de passagens aéreas, sem permitir a concorrência entre outras empresas do ramo, suscita dúvidas sobre a transparência e eficiência dessa decisão.

A administração municipal adquiriu os serviços de fornecimento de passagens aéreas nacionais e internacionais,  incluindo reserva, emissão, transferência, cancelamento e marcação/remarcação de bilhetes. Enquanto os servidores da Semed desfrutam de benefícios com direito a bagagem de mão de 10 quilos e uma de 23 quilos,  os estudantes e professores enfrentam dificuldades diárias nas escolas, com salas superlotadas, falta de material didático e estrutura precária.

Enquanto isso, os gastos com auxílio transporte para pasta da Educação já acumulam cerca de R$ 5.750.414,98 milhões apenas no primeiro semestre de 2023.

Em um momento em que a cidade enfrenta uma série de desafios, incluindo a falta de infraestrutura, a precariedade  e a carência de investimentos em serviços públicos essenciais, é preocupante ver que recursos públicos estão sendo direcionados para o luxo de passagens aéreas.

É necessário um controle rigoroso e eficiente dos gastos públicos, para evitar desperdícios e direcionar os recursos de forma adequada, atendendo às reais necessidades da população.

Veja abaixo o extrato do contrato supracitado na reportagem.

Foto: Reprodução

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>