VERGONHA: Prefeito de Balsas nega abono para os professores

Foto Reprodução

Em repúdio a gestão do município, pela negação de abono salarial, professores da rede municipal de Balsas foram às ruas em manifestação contra o Dr. Erik (PDT) reinvidicando o repasse das sobras referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Pela lei, 20% do que a União repassa às prefeituras por meio Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deve ser destinado ao Fundeb.

O protesto pacífico fora realizado na última sexta-feira, 24 de dezembro, por intermédio do Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Balsas (SINTEEBA), em parceria com a Força Sindical do Maranhão e a Federação dos Trabalhadores do Ensino e do Serviço Público nos Municípios do Estado do Maranhão (FETESPUSULMA). Na ocasião, diversos professores e profissionais da educação de Balsas estiveram presentes cobrando seus direitos que, conforme o sindicato, estão sendo negligenciados pela gestão.

Frazão Oliveira, presidente da Força Sindical no Maranhão, relatou o descaso da gestão municipal de Balsas com a classe educadora.

O prefeito Dr. Erik de Balsas se nega a sentar com o Sindicato SINTEEBA para negociar pautas de interesse dos professores, como pagamento do abono salarial da categoria, direito este assegurado em Lei que já deveria ter sido pago aos mestres, com as sobras do FUNDEB em 2021 existentes nos cofres da prefeitura”.

Para o sindicalista, o prefeito de Balsas está sem argumento lógico para negar o pagamento do abono aos professores.

O Dr. Erik age como menino enzambuado, cheio de birra, numa grande demonstração de puro autoritarismo, o que é uma atitude incompatível com os principais democráticos vigentes no país”, conclui.

Diversos municípios circunvizinhos, como Riachão e São Pedro dos Crentes por exemplo, já fizeram o repasse do fundo aos profissionais da educação de seus municípios. Além do abono, a classe recebeu 14º e 15º, o município de Balsas não realizou tais repasses até o presente momento.

Em resposta a manifestação realizada pelos educadores, em relação a prestação de contas do Fundeb, a prefeitura enviou um ofício alegando grande demanda de trabalho neste fim de ano e que os interessados consultassem o portal da transparência do município. No entanto, conforme a Sra. Luciana Maria Cardoso de Morais, presidente do SINTEEBA, a resposta é qualificada como “vexatória e incongruente”, visto que tais informações não estão disponíveis para consulta pública, o que indica ocultação de informações e revalida, mais uma vez, o descaso para com a classe.

Foto Reprodução
Foto Reprodução

Do Diário de Balsas

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>