Usuário do Detran-MA poderá dispor do CRLV-e diretamente pelo site do Órgão

Larissa Abdalla, Diretora Geral do Detran-MA

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), apresenta nesta segunda-feira (13), na sede Vila Palmeira, a disponibilização da aquisição da versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV-e) diretamente pelo site do Órgão.

A versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico. Para ter o documento digital, o proprietário deve ter pago o licenciamento anual do seu veículo.

De acordo com o Chefe do Setor de Informática do Detran-MA, Jorge Oliveira, para obter o documento digital, além da versão na CDT – CARTEIRA DIGITAL, aplicativo do DENATRAN, agora, de uma forma muito mais simples, o proprietário do veículo deve acessar o site do Detran-MA, e buscar o serviço de Emissão do CRLV-e.

Basta entrar no site do Detran-MA e informar a placa do veículo, o CPF, códigos do Renavan e o de segurança que fica no Certificado de Registro do Veiculo (CRV), e efetuar impressão ou salvar em formato digital PDF” explica.

A Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Brito, afirma que a aquisição do CRLV-e vem agregar agilidade na prestação desse serviço e mais segurança ao usuário. “Neste momento, em que os nossos serviços presenciais estão suspensos, como medidas de prevenção do Covid-19, estamos buscando novos caminhos para facilitar a vida das pessoas. Todos os serviços on-line continuam sendo ofertados pelo site do Detran-MA”, ressalta.

Vantagens

O uso da documentação do veículo, em formato digital, facilita a vida do motorista que não precisa se preocupar com o CRLV impresso, em caso de roubo ou extravio. Basta que ele entre na internet e emita uma nova via do documento, sem custo adicional.

Para os órgãos de controle de trânsito, os dados criptografados trazem mais segurança ao documento digital que a versão impressa, evitando fraudes na documentação. Para validação da documentação impressa, é utilizado um aplicativo específico para conferência a partir da leitura do QRCODE do documento.

Deliberação

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) publicou, no Diário Oficial da União, do dia 31 de dezembro de 2019, a Deliberação 180, que trata da emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV digital). A partir de junho de 2020, o CRLV-e, como também é chamado, será expedido, em substituição ao CRLV em meio físico, na forma estabelecida Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

Como o proprietário do veículo não receberá mais a versão impressa, poderá fazer a cópia, em papel, do documento digital com o Quick Response Code (QRCode) gerado pelo DENATRAN. Assim, o código de segurança impresso no certificado poderá ser verificado pelas autoridades mesmo na ausência de um telefone.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>