Prefeitura de Godofredo Viana se manifesta sobre incidente em Aurizona

Deslizamento bloqueia estrada de acesso ao Povoado Aurizona em Godofredo Viana

A Prefeitura de Godofredo Viana, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, emitiu nota de esclarecimento acerca do incidente ocorrido neste domingo (4) que soterrou a estrada de acesso ao Povoado Aurizona isolando a comunidade da referida localidade. (Reveja imagens aqui)

Houve desabamento da pilha de estéril da Mina do Piaba, área explorada pela Mineradora Aurizona que foi devidamente notificada e comunicou que, assim como a prefeitura, Defesa Civil e Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), tomará as devidas providências no local, avaliando todos os impactos ambientais.

Equipes trabalham na região para realizar o desbloqueio do acesso ao povoado que deixou uma comunidade inteira isolada.

Abaixo a nota da Prefeitura de Godofredo Viana.

Nota de Esclarecimento

Sobre a Mineradora

Foto Reprodução

A Mineração Aurizona (Masa) está localizada no município de Godofredo Viana, na microrregião do Gurupi, onde voltou a produzir ouro este ano.

Para isso, a Equinox Gold – empresa criada a partir da fusão de ativos da Trek Mining (que era a controladora da Aurizona), NewCastle Gold e Anfield Gold – investe cerca de US$ 130 milhões na mina maranhense, estimando uma produção de aproximadamente 136 mil onças de ouro por ano (cerca de 3.855 kg), com uma vida inicial mínima de 6,5 anos e uma importante vantagem na exploração.

Além da maranhense Aurizona, a Equinox Gold também controlar a mineração Castle Mountain, na Califórnia, Estados Unidos, projeto que está em fase de desenvolvimento para retomar a produção antes no final de 2020.

Em comunicado feito no ano passado, a Equinox Gold informou que existem programas de sondagem em andamento para aumentar os recursos nas propriedades de Aurizona e de Castle Mountain. E que a empresa dispõe de aproximadamente 98 milhões de dólares canadenses em caixa e títulos, com planos para realizar economias com gastos corporativos.

Em julho de 2017, a Trek, então única controladora da Mineração Aurizona, divulgou um estudo de viabilidade onde já previa iniciar a construção da mina com vistas à produção de ouro até o final de 2018. Também estava sendo desenvolvido um programa de exploração com objetivo de expandir a base de recursos e reservas e ampliar a vida da mina.

Em 2014, quando a canadense Luna Gold detinha as ações da Mineração Aurizona, em Godofredo Viana, o ouro produzido na mina respondia por 4,1% das exportações maranhenses, e era destinado em 83% para os Estados Unidos e 17% para o Canadá.

No início de 2017, a Luna Gold e a JDL Gold anunciaram acordo para combinar seus negócios, por meio da fusão de ativos, criando a companhia de mineração Trek Mining Inc.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>