Requalificação da Praça Pedro II no Centro de São Luís entra em fase final

Praça D. Pedro II, no Centro de São Luís, sendo revitalizada
Praça D. Pedro II, no Centro de São Luís, sendo revitalizada

Os serviços de requalificação da Praça Pedro II e entorno, executados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís, entrou na fase final da obra. No local, já foram realizados, com recursos do PAC Cidades Históricas, serviços como recuperação de piso e paisagismo urbano, instalação de bancos e lixeiras, reforma da fonte que abriga a escultura da Mãe D’água, além de sinalização e pavimentação no entorno.

A requalificação da Pedro II integra um pacote de obras que estão sendo executadas na região do Centro Histórico e que representam um dos maiores investimentos de revitalização realizados na região nos últimos 30 anos. Entre as obras, realizadas pelo Iphan em parceria com a Prefeitura, estão a requalificação das praças Deodoro e Pantheon, das alamedas Silva Maia de Gomes de Castro e a urbanização da Rua Grande, que também estão com obras seguindo o cronograma de entrega.

Entre os serviços já concluídos estão a instalação de bancos de concreto e madeira, recuperação do piso em pedras portuguesas, tanto na praça quanto no calçamento do entorno, além de colocação de novas lixeiras e troca de toda a tubulação da fonte da Mãe D’água também reformada. Também foi finalizada a construção da travessia elevada que liga a praça à Igreja da Sé. Com 15 centímetros de altura, o espaço foi sinalizado para que os pedestres possa trafegar com segurança pela área.

Para conclusão do projeto está sendo finalizada a automação da fonte, que foi revestida de cerâmicas e receberá de volta a escultura da Mãe D’Água, retirada para restauro. A restauração da escultura do maranhense Newton Sá foi acompanhada por técnicos do Iphan e se encontra nos jardins do Museu Histórico e Artístico do Maranhão, localizado na Rua do Sol, no Centro.

Parceria

Os espaços estão recebendo melhoria da iluminação e pavimentação do entorno e ações de paisagismo executadas pela Prefeitura por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), respectivamente.

Conforme projeto paisagístico da Praça Pedro II, foi realizado o transplantio de seis palmeiras imperiais. O projeto inclui ainda a colocação de grama do tipo esmeralda nos canteiros e ornamento com flores de alamanda, lantana, onze horas e outras espécies propícias ao clima local.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>