Artigo: Esporte para todos

Foto Divulgação

Por Flávio Dino

Desde a Grécia antiga o esporte é promovido como uma das celebrações mais marcantes da vida em sociedade e ganhou grande adesão com o passar dos séculos, até os nossos dias. O Governo do Maranhão adota, desde 2015, como uma de suas missões, a garantia de espaços para a prática desportiva a todas as pessoas, bem como assegurar condições de competição para os atletas profissionais.

Somente na cidade de São Luís, já entregamos o Parque do Itapiracó, com todos os seus equipamentos esportivos; e nesta semana, irei reinaugurar o Ginásio Costa Rodrigues, que finalmente recebeu serviços sérios, após tantas “inaugurações” de fachada. Antes, já tínhamos entregue o Ginásio Rubem Goulart, no Bairro de Fátima, após mais de 10 anos fechado. Agora ele foi reaberto com equipamentos de ginástica totalmente novos, no qual estamos realizando o projeto Brasileirinhos, em parceria com a grande campeã Dayane dos Santos, a maior ginasta da história do Brasil. O projeto recebe crianças e adolescentes de 6 a 16 anos da rede pública de ensino para formação de novos atletas. Também construímos o Ginásio Poliesportivo Manoel Trajano, que integra o Complexo Esportivo do Castelinho, além do ginásio do Cintra, entre tantas realizações.

Estamos construindo novas áreas de lazer, especialmente nas cidades que mais precisam. Assim, demos início à construção de ginásios esportivos nos municípios de Santa Filomena e Lagoa Grande, que integram o programa Mais IDH, além de grandes equipamentos em João Lisboa e Amarante, para citar apenas alguns exemplos.

O maior convite à prática esportiva por parte do Governo é a organização do JEMs (Jogos Escolares Maranhenses) que, em 2017, chegou a 115 municípios, com participação de 75 mil alunos, o que já faz desta a mais ampla edição da história. Em nossos JEMs, ao contrário do passado, damos todo apoio logístico aos jovens que se deslocam para a capital na fase final, fornecendo hospedagem e alimentação. O Governo do Maranhão também apoia projetos esportivos para pessoas com deficiência, por exemplo patrocinando a participação de equipes em competições nacionais.

Em relação à principal paixão esportiva maranhense, que são nossos clubes de futebol, o Governo do Estado vem assumindo esse papel de apoio como nunca feito antes. Desde 2015, estamos garantindo tanto a realização do Campeonato Maranhense, quanto a participação de nossos clubes em competições nacionais. Este ano, não foi diferente e apoiamos os três clubes maranhenses que disputaram divisões nacionais. Fico feliz em saber que esse apoio rendeu frutos e no próximo ano voltaremos a apoiar um clube na série B, com o Sampaio Correia.

Sobre a Lei de Incentivo ao Esporte, acabamos com o feudo que ali existia, em que poucos – os de sempre – tinham privilégios. Implantamos uma sistemática de apoio a projetos esportivos sociais e de todas as regiões, a exemplo do projeto PRECAVI de Fortaleza dos Nogueiras e dezenas de outras boas ações.

É assim, com comprometimento e seriedade, que temos conseguido fazer o Maranhão avançar em todas as áreas. Quando as prioridades convertem-se em ações – e não só em discursos veiculados em impérios midiáticos – conquistamos avanços. E assim tem sido nesses dois anos e nove meses de governo. Avante, com força e fé.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>