Estudante cai de transporte escolar em Carolina e motorista não presta socorro

Trecho da estrada onde ocorreu o acidente. Foto Reprodução: Cidade Em Ação
Trecho da estrada onde ocorreu o acidente. Foto Reprodução: Cidade Em Ação

O menor Josué Silva Pereira, 13 anos, conhecido por Duda, morador da Fazenda Santa Maria, aluno da Unidade Escolar Nova Carolina, na semana passada, caiu de uma Kombi que faz o transporte escolar de alunos do Assentamento Canto da Lagoa –no Km 8 da BR 230. O motorista não parou para dar assistência, deixando o menor na estrada vicinal.

A informação é de familiares, que acrescentam que um dos irmãos do menor estava em local próximo ao do acidente, ouviu gritos e correu para socorrer. Chegando lá viu que se tratava de seu irmão. O pegou e levou até a uma fazenda próxima, deixou-o e foi buscar socorro com sua família no assentamento. Apavorada com o que foi informada, a mãe da vítima, Rosemary de Jesus, se dirigiu à fazenda de motocicleta, e nela levou o filho muito machucado até ao Hospital Municipal de Carolina – sem condições alguma de atendimento para o caso.

Josué Pereira foi levado para a cidade de Imperatriz, onde se encontra em tratamento médico. Somente no ferimento no crânio dele foram feitos 45 pontos cirúrgicos, além de fratura na clavícula e graves escoriações por todo o corpo.

Testemunhas informam que, por ser a Kombi um veículo inadequado para o transporte escolar em estradas vicinais, por causa das altas temperaturas, o motorista mantinha uma das portas abertas – o que pode ter facilitado o acidente com o menor.

Tudo errado – Com licitação para contratação de empresa para o transporte escolar marcada somente para o próximo dia 08 de maio – 90 dias após o início do ano letivo na rede municipal de ensino – o motorista faz parte de um grupo supostamente contratados pela Secretaria de Educação. O secretário José Ésio Oliveira da Silva, conhecido por Ésio Lobá, ainda não se manifestou sobre o caso. A Secretaria de Saúde também não emitiu nota de esclarecimento.

Prefeito Erivelton Neves

Segundo o Decreto Nº 03/2017, assinado pelo prefeito Erivelton Neves (SD) no dia 02 de janeiro, o secretário de Educação é o responsável pela assinatura dos contratos do transporte escolar, bem como pela contratação dos atuais motoristas que estão trabalhando totalmente irregulares quanto à legislação de transporte de pessoas e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE). O decreto não tira do prefeito suas responsabilidades sobre o tema.

Porém, o transporte de crianças em veículos irregulares é livre e sem qualquer fiscalização no município de Carolina.

As informações são de Cidade Em Ação

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>