Parabéns à PM! Nº de assaltos a ônibus cai pelo 5º mês consecutivo em São Luís

Policiais do Batalhão Tiradentes realizando abordagens em ônibus na capital
Policiais do Batalhão Tiradentes realizando abordagens em ônibus na capital

Pelo quinto mês consecutivo, diminuíram as ocorrências de assalto a ônibus na Região Metropolitana de São Luís, segundo relatório do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão (STTREMA). A redução é fruto da série de operações executadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) através da Polícia Militar, que inclui abordagens em pontos estratégicos, monitoramento dentro dos coletivos e blitzen com barreiras nas principais avenidas da cidade, garantindo maior segurança ao usuário de transporte público.

Segundo levantamento do sindicato, em novembro deste ano foram registrados 28 ocorrência a ônibus – 65,4% menos que no mesmo período do ano anterior, quando somaram 81 casos. No comparativo mensal, o segundo semestre apresentou queda gradativa no número de assaltos a ônibus. Julho registrou 68 casos, número que diminuiu em agosto quando somaram 51 registros – 25% menos casos.

A queda se repete em setembro, com 49 casos, e, em outubro, quando apenas 32 ocorrências a coletivos foram registradas, representando queda de 34,6%. Comparando os 11 meses de 2015 e 2016, também houve diminuição dos casos. Este ano, de janeiro a novembro foram 535 assaltos a ônibus; em 2015, foram 568, o que demonstra que houve uma queda de 5,8%. Os dados são fornecidos pelas empresas, a partir dos boletins de ocorrências registrados nas delegacias.

O que já era executado no cronograma regular dos Batalhões continua de forma mais intensa e estratégica, atendendo às demandas colocadas pelo sindicato nas reuniões com a Segurança, explica o comandante de Policiamento de Área Metropolitana 1 (CPAM1), coronel Pedro Ribeiro. “O resultado é o êxito que as operações têm alcançado, garantindo segurança para trabalhadores e população”, reiterou.

Diferente de outras capitais, como Belém, Recife e Fortaleza, onde os assaltos a ônibus só aumentam, em São Luís, o cenário é positivo, compara o presidente do STTREMA, Isaías Castelo Branco. “Felizmente, na capital temos verificado essa redução nos últimos meses. Isso mostra que tem surtido efeito as reivindicações à polícia, no sentido de intensificar as ações”, enfatizou Isaías Castelo Branco.

Na lista de locais com mais ocorrência, segundo o sindicato, estão a BR-135, seguida pelo Anel Viário e Avenida Daniel de La Touche, além das Avenidas Jerônimo de Albuquerque, Camboa, General Artur Carvalho e São Luís Rei de França, com um caso cada.

Operações reforçadas

A Polícia Militar intensificou o combate às ocorrências nos coletivos com as operações ‘Exodus’, ‘Catraca’ e ‘Busca Implacável’ que incluem escolta nos coletivos e policiamento ostensivo percorrendo todos os terminais. Os agentes embarcam nos ônibus ainda nas garagens e percorrem todas as linhas em ação diária. Somado a estas ações a Militar reforçou as barreiras nas ruas da capital e destacou a maior parte do efetivo para o monitoramento das denúncias deste tipo e caso.

A zona rural também recebeu reforço com policiamento destacado para reforçar essas operações nos ônibus. Em complemento às operações da Polícia Militar nas ruas, a Polícia Civil realiza a investigação dos casos. A partir das denúncias, as equipes são mobilizadas para prevenir e impedir os atos. Há vários mandados de prisão expedidos e a Polícia Civil atua em parceria com a Militar para retirar suspeitos de circulação.

2 comentários em “Parabéns à PM! Nº de assaltos a ônibus cai pelo 5º mês consecutivo em São Luís”

  1. Milton César

    7 anos atrás  

    SÓ se esqueceram de contabilizar os assaltos, por quer não diminuiu nada, pelo contrário, fez foi almentar.

  2. 7 anos atrás  

    Trabalho no setor eu acho que esse resultado tá muito e muito errado te maquiado

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>