402 agências do Banco do Brasil serão fechadas prejudicando milhões de clientes

Banco do Brasil do Anjo da Guarda em São Luís, já fechada
Banco do Brasil do Anjo da Guarda em São Luís, já fechada

O Conselho de Administração do Banco do Brasil aprovou neste domingo (20) um conjunto de medidas de reorganização institucional, que será implementado ao longo do próximo ano, que prevê o fechamento de agências e um plano de extraordinário de aposentadoria incentivada, disse o banco estatal em fato relevante.

Após a reorganização da rede de atendimento, 379 agências serão transformadas em postos de atendimento e 402 serão desativadas, disse o banco, acrescentando que as mudanças não vão comprometer a presença da instituição nos municípios em que atua.

“A economia anual com despesas administrativas, exceto pessoal, é estimada em 750 milhões de reais, sendo 450 milhões de reais decorrentes da nova estrutura organizacional e 300 milhões de reais da redução de gastos com transporte de valores, segurança, locação e condomínios, manutenção de imóveis, entre outras”, disse o banco.

Também foi aprovado um plano de aposentadoria incentivada, com período de adesão voluntária até 9 de dezembro, que tem como público alvo 18 mil funcionários que já reúnem as condições para se aposentar. O BB disse que vai divulgar o impacto financeiro do plano de aposentadoria incentivada após o período de adesão.

“As medidas anunciadas não impactam as projeções (Guidance) divulgadas para 2016”, disse o Banco do Brasil.

Em São Luís

Na capital maranhense, a previsão é de 13 agências sejam fechadas em 2017 aposentando assim 248 funcionários em todo o Estado. O fechamento do Banco do Brasil do bairro Anjo da Guarda, por exemplo, está causando polêmica. A região é populosa e moradores da localidade e entornos reclamam da medida e até fizeram um abaixo-assinado para tentar evitar o fechamento.

Durante uma reunião realizada na semana passada com o superintendente regional do Banco do Brasil, Ingo Kobarg, o Sindicato dos Bancários do Maranhão cobrou o não fechamento da agência informando que a medida penalizará mais de 200 mil pessoas, a maioria de baixa renda, que necessitam dos serviços bancários presenciais na área Itaqui-Bacanga.

De acordo com o BB, o fechamento de unidades faz parte do processo de reestruturação do banco, que vai substituir agências físicas por digitais (via telefone/internet) em todo o país.

Para o SEEB-MA, é injustificável o fechamento de agências diante do lucro de mais de R$ 4 bilhões obtido pelo Banco do Brasil somente no primeiro semestre deste ano.

Editado, com dados da REUTERS

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>