Mulheres mastectomizadas integram exposição fotográfica no Fórum de SLZ

As modelos estão em tratamento no Hospital Aldenora Belo
As modelos estão em tratamento no Hospital Aldenora Belo

O Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) abre nesta quinta-feira (6) a II Mostra Fotográfica Impressões de Mulher, como parte das atividades do “Outubro Rosa”, promovido pela instituição. São fotos de 26 mulheres mastectomizadas atendidas pelos hospitais Aldenora Bello e do Câncer (Hospital Geral). A campanha de combate ao câncer de mama, que acontece durante todo este mês no fórum, inclui também palestra e arrecadação de materiais de higiene a serem repassados a três unidades que se dedicam ao tratamento de pacientes com câncer no Maranhão.

A cerimônia de abertura da mostra fotográfica será às 9h, na Galeria Celso Antônio de Menezes (hall do fórum), com as presenças do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão e da corregedora geral da Justiça, desembargadores Cleones Cunha e Anildes Cruz. Foram convidados para a cerimônia também os representantes dois hospitais e as mulheres fotografadas para a exposição.

Para a produção das fotografias, o Fórum de São Luís promoveu em setembro, com 26 mulheres mastectomizadas, sessões de maquiagem e de limpeza de pele, com o apoio de voluntários das empresas envolvidas na campanha “Outubro Rosa”. Antes do ensaio fotográfico, a psicóloga Arlinda Reis, da Divisão de Serviço Social e de Psicologia do Fórum, fez uma palestra abordando a importância da autoestima.

O diretor do Fórum, juiz Sebastião Lima Bonfim, disse que a mostra fotográfica constitui um tributo à garra e à capacidade de superação das mulheres em tratamento contra o câncer de mama ou já recuperadas da doença. O magistrado destacou também que as atividades do “Outubro Rosa” têm como objetivo prestar solidariedade às pessoas que lutam contra o câncer e não destacar os problemas da doença. Visa também a arrecadar doações para as instituições que se dedicam ao tratamento de pacientes, além de divulgar o movimento mundial de prevenção da doença.

No Fórum de São Luís, magistrados, servidores e terceirizados abraçaram a ideia do Outubro Rosa e vestiram a camisa da campanha, também adquirindo, ao preço de R$ 25,00, camisetas com as logomarcas do evento. Os recursos arrecadados com a venda desse material serão revertidos em prol do Hospital Aldenora Bello, Hospital do Câncer e Fundação Antônio Bruno.

Na sexta-feira (7), a mastologista Ana Lícia Maia e Silva ministra palestra sobre câncer de mama, as 8h30, no auditório Des. José Joaquim Ramos Filgueiras (térreo do fórum). O evento será aberto à comunidade e integra as atividades do “Outubro Rosa”.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>